Árvore Genealógica – O Que é? Para Que Serve? Como Fazer Uma?

Uma árvore genealógica pode mostra a história de uma família. Isso se torna uma lembrança para a vida inteira e que pode ser passada para a gerações seguintes.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, continue lendo e descubra todos os detalhes importantes sobre sua árvore genealógica. Vamos lá?!


O que é uma árvore genealógica?

A árvore genealógica nada mais é do que a uma representação das pessoas que fizeram parte na formação de uma família. Isso quer dizer que ela é como um histórico que levanta dados a respeito de ancestrais a fim de conhecer as conexões feitas entre eles.

Se a ideia é montar a árvore genealógica de uma pessoa, normalmente, se inicia pelo mesmo, e se avança até o ancestral mais antigo sobre o qual se tem dados. Se a ideia é montar uma árvore genealógica da família, se inicia pelo ancestral mais antigo, passando pelos seus descentes até chegar ao membro mais novo.

uma árvore no amanhecer

Por que fazer uma?

O que não faltam são motivos para você montar a sua árvore genealógica. O primeiro deles é conhecer as suas origens e entender as uniões que ocorreram para que você pudesse existir hoje. Veja mais alguns motivos para fazer sua árvore genealógica:

  • Deixar um legado para as próximas gerações: nada melhor do que algo valioso e cheio de significado.
  • Fazer descobertas: imagine ter Machado de Assis ou Dom Pedro como parte da sua família! Pesquisando a fundo você pose se surpreender.
  • Sentido e propósito: saber de onde você veio, como sua família viveu e onde se originou é algo incrível.
  • Exercício de descobertas: o caminho para montar uma árvore genealógica pode ser longo e cheio de pesquisas. No entanto, a cada novo passo, conquista-se uma nova descoberta.
  • Novos parentes: sem dúvidas, você descobrirá também parentes que nem imaginava que existiam.
  • Preservação: isso também servirá para que as próximas gerações saibam de você e sua vida.

Como fazer uma?

Montar uma árvore genealógica não é algo complicado, mas em algum momento, será necessário realizar muitas pesquisas para ir mais fundo na sua descendência. Então, veja alguns passos para montar sua própria árvore:

 

  • Comece com você

A árvore começa pelo seu nome e vai ramificando para os seus ancestrais. Não deixe ninguém de fora, acrescentando o nome de seus irmãos, pais, avós, tios, tias, primos e por aí vai. Inclua quantas gerações desejar.

  • Pesquise

Certamente surgirão algumas lacunas no caminho, especialmente em gerações mais antigas. Nesse caso, um pouco de pesquisa será necessária.

Então, converse com os parentes, descubra nomes, dê uma olhada em certidões de nascimento antigas e descubra o máximo possível.

  • Outras informações a destacar

Além dos nomes e parentesco, você ainda pode incluir datas de aniversário, profissão, data do óbito, de casamento e outras. O uso de fotografia também é opcional, mas pode ficar bem interessante.

  • Mãos a obra

Com os dados em mãos, inicie a montagem do seu diagrama. Na base, coloque você e seus irmãos. Acima, ponha seus pais, depois seus avós e assim sucessivamente, ramificando a árvore.

Comece por seu nome, e faça uma linha que ligue você à sua mãe e outra à seu pai. Depois, fala uma linha horizontal que ligue ambos. Faça a mesma coisa em seus irmãos. Caso você ou seus irmãos tenham cônjuges, escreva seus nomes e ligue-os por linhas horizontais também.

Depois, passe para a geração dos seus pais, denominando seus avós maternos. Em seguida os paternos, e vá montando a sua árvore, geração a geração.

Lembre-se que é você que define o quão longe deseja ir. Se você estiver desfrutando da experiência e estiver conseguindo avançar nas informações, sua árvore pode chegar até os tempos mais remotos. Não existe limite.

Como descobrir a sua árvore genealógica?

Se a ideia é montar a sua árvore genealógica, certamente será preciso descobrir de onde vieram seus ancestrais. No entanto, a dica é ir aos poucos, começando por você e avançando um a um nas gerações.

Pesquise sobre seus ancestrais com parentes mais antigos, faça perguntas a mais e uma pessoa e vá tentando cruzar as histórias. Uma outra boa alternativa é recorrer à certidões de nascimento, pois elas sempre trazem nomes mais antigos. Assim, um vai levando a outro!

Modelo de árvore genealógica

um modelo de Árvore Genealógica

Pergunta dos leitores

Existe alguma árvore genealógica online?

Claro, existem muitos sites nos quais é possível montar a sua árvore genealógica. No entanto, claro, é você que precisa ter os dados necessários para completa-la. Então, a pesquisa é imprescindível em qualquer situação.

Em uma árvore genealógica inclui sobrenomes?

Os dados presentes em uma árvore genealógica é você quem irá decidir. Você até pode optar por colocar apenas o primeiro nome na árvore, porém, certamente os sobrenomes serão importantes para que você possa encontrar seus ancestrais. Sendo assim, você não precisa coloca-los na arvore se não desejar.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre árvore genealógica, como montar a sua, se ela pode ser feita online e a importância que ela possui. Aproveite essas dicas e informações e comece a montar a sua agora mesmo!