Como Ter Autocontrole? Emocional, No Trabalho e Relacionamento

Manter o autocontrole não é uma tarefa fácil, exige muito treino e disciplina. Mas também não é impossível. E vale muito a pena investir um tempo nessa preparação.

O que é autocontrole?

O autocontrole é uma capacidade que o ser humano tem de controlar os seus impulsos. Impulsos esses relativos ao nosso caráter. O autocontrole é importante por nos ajudar a manter a calma no momento de enfrentarmos os problemas do nosso dia a dia.

De uma forma geral, o autocontrole seria o próprio controle que temos dos nossos impulsos e de nossas reações em decorrência de um estímulo.

O autocontrole é um sinal de disciplina e de maturidade. Quem tem o possui, geralmente consegue alcançar ótimos resultados na vida, são muito bem sucedidas em diversas áreas.


Uma pessoa que possui autocontrole é capaz de dominar muito bem as suas emoções e manter o seu comportamento equilibrado. Consegue distinguir com facilidade o que é mais importante do que é menos importante.

Como ter autocontrole emocional?

O mais importante para ter o autocontrole emocional é manter a mente e o corpo relaxados. Para que o confronto emocional aconteça de uma maneira tranquila, é fundamental que a pessoa permanece serena, para que não tenha que forçar o corpo e a mente, para evitar confrontos emocionais agressivos.

Como ter no trabalho?Empresário fazendo várias tarefas ao mesmo tempo

Veja abaixo três dicas de como manter o autocontrole no trabalho:

  • Autoconhecimento: as pessoas que sabem quais são os seus limites e os seus potenciais, como reagem em cada tipo de situação e de emoção, consiguem se preparar e buscar maneiras de se comportar, mantendo uma autoconfiança.
  • Ser resiliente: uma pessoa resiliente consegue trabalhar muito bem sob pressão. É alguém que não se desespera quando se vê diante de um imprevisto. Ao invés de entrar em desespero, ela desafia a situação e busca oportunidades de aprendizagem com o problema.
  • Reconhecer os pensamentos impulsivos: saber reconhecer quando o pensamento é uma tentação para agir por impulso é muito importante. Fazer uma pausa e pensar um pouco sobre o que você deseja, sobre a ação e sobre o resultado de uma atitude impulsiva, pode evitar muitos confrontos desnecessários.

Como ter autocontrole no relacionamento?

Agora, veja 3 dicas de como manter o autocontrole em um relacionamento:

  • Conheça seu parceiro e deixe que ele também te conheça: conversem sobre a história de vida de cada um, seus anseios, seus medos e traumas, sua infância, família e tristezas e alegrias. Isso ajuda a se conhecerem e a entenderem melhor quem somos. Pois a gente é fruto de todas as experiências que já vivemos.
  • Sonhem juntos: quando o casal tem os mesmos sonhos, ou pelo menos alguns sonhos em comum, eles enfrentam bem melhor as dificuldades e as diferenças.
  • Pratique a respiração: quando notar que seu estado emocional está abalado, procure se afastar para se acalmar. Respire fundo e pense na situação. Aproxime-se novamente somente após ter se acalmado e entendido o que aconteceu. Não se esqueça de que as explosões e as atitudes impulsiva só desagastam a relação.

Exercícios

O autocontrole exige alguns exercícios para nos ajudar a desenvolvermos essa habilidade:

  • Faça uma lista com as atitudes que você faz em excesso e de forma inconsciente, como falar muito alto, mentir, comer, etc. Vá retirando a situação da sua rotina aos poucos, primeiro por uma semana, depois por duas semanas, e assim por diante.
  • Novamente, reconheça os seus pensamentos impulsivos e tente controlar a sua reação.
  • Pratique a respiração abdominal: feche os olhos e respire lentamente pelo nariz. Faça isso sempre que alguma vontade impulsiva invadir o seu pensamento.
  • Pratique alguma atividade que você goste: para controlar um comportamento impulsivo, procure trocar o pensamento por uma atividade que você goste de praticar. Isso te ajuda a ter mais tempo para esfriar a cabeça e pensar com mais calma na situação.
  • Faça uma lista com vários hábitos e comportamentos que você deseja controlar a longo prazo: considere os conselhos de parentes e amigos. Vá trabalhando cada um aos poucos e mudando o seu interior. Converse com as pessoas e veja como elas conseguem manter o autocontrole diante das situações. Isso pode te ajudar muito também.
  • Defina metas que você possa cumprir, dessa forma, você não corre o risco de se sentir frustado consigo mesmo.

Frases de autocontrole

Veja abaixo algumas frases sobre autocontrole:

– “Quanto maior for o controle emocional, maior será a dor, quando esse controle se romper.” Edmilson Junior

– “A tempestade criada em nosso emocional pode causar grandes desastres se não for controlada, causando destruição de lares, uniões sólidas, cataclismas maiores que nós mesmos desenvolvemos, porque energia gera energia e tudo voltará contra nós.” Jader Amadi

Mulher sentada na praia meditando

– “Estar de prontidão é bom, ter paciência é melhor, porém saber esperar pelo momento certo é tudo.” Arthur Schnitzler

– “Sentir-se dono do seu próprio corpo significa ter controle emocional, superar as crises e dominar mentalmente suas reações físicas prejudiciais.” Helgir Girodo

– “São precisos 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para perdê-la. Se você pensar nisso, fará as coisas de forma diferente.” Warren Buffett

– “Controle suas emoções. O desequilíbrio emocional estraga um relacionamento, causando a destruição de uma grande amizade.” Francisco José Gregório de Andrade

– “Nunca nos devemos esquecer de que devemos e podemos gerir as ideias que nos perturbam silenciosamente. Se não as controla, elas aprisionam a sua emoção.” Augusto Cury

– “Equilíbrio emocional é o elo entre o controle da coragem e do medo. Não tenha muita coragem em tudo que fizer a pontode se tornar afoito, mas também não tenha medo de tentar errar.” Fagner Gouveia

– “Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio.” Mahatma Gandhi