Brincadeiras de Criança – Ideias de brincadeiras, As melhores brincadeiras

Não há o que discutir que brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento de uma criança. As brincadeiras e atividades lúdicas estimulam o conhecimento dos pequenos acerca do mundo, facilitam que eles se relacionem com outras crianças, estimulam a cognição e outros benefícios. Veja aqui as melhores brincadeiras de criança!

As melhores brincadeiras de criança em família

As brincadeiras de criança não devem ser atividades exercidas apenas na escola ou quando elas estão em grupos. Brincar com os pais e a família também é importante para melhorar o relacionamento familiar.

A seguir você confere as melhores brincadeiras de criança em família para você se divertir com os pequenos.

  • Vivo ou morto: os participantes ficam um ao lado do outro e uma das pessoas do grupo é escolhida como “mestre”. Quando o mestre pronunciar “morto”, os participantes devem se agachar e quando dizer “vivo” devem continuar em pé. Conforme o participante erre na ordem dada pelo “mestre”, ele está desclassificado da brincadeira. Vence quem sobrar, ou seja, quem seguiu corretamente todas as ordens do “mestre”.
  • Continue a história: a família pode se sentar em círculo e um dos participantes começa uma história. Em determinado momento, ele para de contar a história e a vez é passada para o participante ao lado, que deve dar o seu rumo ao enredo. A brincadeira vai continuando até uma pessoa não ter ideia do que falar. Essa, então, é desclassificada e a diversão continua até sobrar uma só pessoa que consiga continuar a história.Desenho de menina brincando de amarelinha

Mais ideias de brincadeiras de criança em família

  • Stop: essa brincadeira é muito conhecida e só pode ser brincada se todos os participantes souberem escrever. Uma lista é feita com nomes de cidades, países, frutas, flores, etc. Um dos participantes pensa no alfabeto em silêncio e outro, no momento que quiser, determina “stop”. Uma letra é contemplada e quem participa deve preencher a lista com nomes das coisas que começam com a determinada letra. Quem terminar primeiro de completar, grita “stop”. Ganha quem fizer mais pontos, ou seja, quem conseguir escrever mais palavras com as letras indicadas.
  • Jogo do algodão: pegue um refratário e encha-o de bolinhas de algodão. Pegue outro refratário vazio e providencie uma colher. Os participantes devem pegar a bolinha de algodão com a colher e depositar no refratário vazio. Detalhe: não pode deixar cair o algodão durante esse transporte nem deixar cair outras bolinhas que estão no refratário. Parece fácil, mas como o algodão é muito leve, é preciso muita destreza para não deixar as bolinhas caírem da colher e do refratário. É diversão na certa!

Brincadeiras de criança evangélica

Sabia que as brincadeiras de crianças também podem ser adaptadas para brincadeiras de criança evangélica? São brincadeiras que divertem os pequenos do mesmo jeito que outras, a única diferença é que elas tem relação com a religião. São ótimas opções, por exemplo, para crianças que acompanham os pais em cultos evangélicos.

  • Pescaria evangélica: Aqui é preciso providenciar antes fichas em formatos de peixe decorados por personagens bíblicos.Também é preciso um tanque de areia onde esses peixinhos serão fixados. Os peixes ainda devem ter um orifício no topo, para as crianças poderem “pescá-los”.

Com tudo pronto, a criança deverá, com uma varinha, tentar capturar um peixinho. Conseguindo apanhar um peixe, a figura é mostrada a ela. Caso a criança saiba de qual figura bíblica se trata no peixe pescado, ela recebe um prêmio.

  • Telefone sem Fio: aqui as crianças devem se sentar uma do lado da outra e formar um círculo.  Uma delas é escolhida para dar início a brincadeira. Ela deve escolher uma palavra que tenha relação com a religião evangélica e falar no ouvido daquela que está ao seu lado. Por sua vez, quem recebeu a informação a repassa no ouvido de quem está ao lado. E assim acontece até se completar a roda. O último revela a palavra secreta. Se a palavra não for a escolhida pela primeira pessoa, pode ter certeza que muitas risadas acontecerão!
  • Acertando a música: um participante deve pensar em uma música evangélica. Ele deve dar aos outros participantes dicas sobre palavras que contenham na música. A cada rodada, um participante terá o direito de adivinhar a música escolhida. Quem acertar a música pensada pelo primeiro participante vence a brincadeira! Quem ganhou passa a pensar em uma música e todo ciclo da brincadeira se repete.

Brincadeiras de criança em amigos

Já mencionamos aqui a importância para os pequenos das brincadeiras de crianças em amigos. As crianças estão entediadas, bagunçando ou sem ter o que fazer? Propor brincadeiras conduzidas a elas é uma ótima forma de acalmá-las e entretê-las.

Uma brincadeira interessante e que estimula o intelecto da criança é a “Quem sou eu?”. Um dos participantes pensa em um personagem conhecido (real ou fictício). A cada rodada cada criança tem direito a uma dica sobre o personagem pensado. Quem acertar é o vencedor da brincadeira e passa a ser quem pensa em um personagem secreto.

Crianças brincando de cabo de guerra

Quem chamar para estas brincadeiras?

Muitos pais podem ter a dúvida de quem chamar para estas brincadeiras? Não tem limite, pois com quanto mais crianças uma se relaciona, melhor ela desenvolve suas habilidades relacionais. Chame os amigos da rua, do prédio, da escola, familiares, entre outros.

Quando fazer estas brincadeiras?

Outra dúvida dos pais é quando fazer estas brincadeiras. Como já foi mencionado, as brincadeiras podem ser propostas quando outras se esgotarem e as crianças estiverem entediadas.Também podem ser propostas quando a bagunça é demais!

Dicas e truques

Algumas dicas e truques são bastante eficazes para manter as crianças entretidas na brincadeiras. Por exemplo, prepare algumas delas com antecedência, varie, vibre, participe junto com elas. Assim, as brincadeiras se tornarão mais divertidas, além do que terá um adulto supervisionando a diversão, caso algum problema aconteça.