Como esquecer um amor? Demora muito? Dica científica comprovada

Tristeza, mágoa, lembranças… todos esses e outros sentimentos nos invadem quando estamos sofrendo por um amor que acabou ou um amor não correspondido. Por mais que saibamos que essa dor um dia vai passar, às vezes, nos afundamos no sofrimento. Como esquecer um amor? Saiba aqui!

Sofrer faz parte, mas chega um momento que é hora de dar volta por cima  e esquecer o amor que se foi ou não é correspondido. E, quem sabe, até arrumar um novo amor.

Como esquecer um amor?

Uma pesquisa publicada no Journal of Neurophysiology apontou que uma rejeição afetiva pode se tornar uma espécie de vício. Isso mesmo, nos apegamos no amor que não deu certo e pensamos praticamente o dia todo na pessoa, como se fosse uma droga. Esquecer um amor realmente é difícil, mas conforme a pesquisa, devemos nos esforçar para parar de sofrer por essa pessoa que se foi.

Existem 3 dicas cientificamente comprovadas que ajudam em como esquecer um amor. Confira a seguir e coloque-as em prática.


  • Lute contra o vício: você deve agir como uma pessoa que evita drogas ou álcool. Ou seja, mantenha distância da pessoa que lhe abandonou. Tudo o que fizer lembrar dela também deve ser desfeito. Isso inclui excluir o ex de redes sociais, se livrar de fotos ou cartas, apagar os contatos dele da sua agenda. Ainda fique sem perguntar sobre ele aos amigos. Não queira saber o que o ex está fazendo ou onde está indo. Faça uma verdadeira desintoxicação da pessoa.
  • Faça coisas que estimulem os hormônios do prazer: você deve começar com uma rotina nova, fazendo coisas que estimulam os hormônios do organismo que dão sensação de bem-estar. Isso é uma boa ajuda para se recuperar dessa fase tão sofrida. Para isso, reencontre os amigos, dê atenção a bichos de estimação, abrace as pessoas. Com isso você aumenta a produção da ocitocina – substância que estimula o bem-querer, que costuma ficar em baixa após o término de uma relação, fazendo você ficar mais triste.

    Casal de costas um pro outro

Confira a última dica cientificamente comprovada para você esquecer um amor

  • O tempo que ajuda: Pesquisas comprovam: o tempo cura tudo. Dedique-se às suas atividades pessoais, como cursos, estudos, esportes, amigos, familiares, etc. Não tenha pressa em esquecer um amor, pois isso pode lhe gerar ansiedade – e você terá mais um problema.

Com o tempo a mágoa e os sentimentos se tornam mais brandos, até desaparecerem. Pode confiar sem medo no poder do tempo!

Como esquecer um amor não correspondido?

Gostar de quem não gosta da gente é uma situação bem dolorosa. Se seu amor não é correspondido, não há o que fazer para ele ser. Afinal, ninguém manda nos sentimentos e não dá para obrigar alguém a gostar da gente,

Se você já tentou de tudo para ter seu amor correspondido e não funcionou, é hora de parar. E é hora também de esquecer um amor não correspondido.

Para isso, se você puder evitar a presença e as lembranças do seu amor não correspondido, ótimo. Com certeza você esquecerá a pessoa com mais facilidade.

Também leve a sua vida para frente. Dedique-se a novos cursos, práticas esportivas, viagens e a companhia de amigos. Tenha certeza que com o tempo você esquecerá esse amor não correspondido e poderá, assim, conhecer alguém novo que te corresponda.

Quanto tempo demora para esquecer um amor?

Infelizmente não há fórmula mágica que indique quanto tempo e como esquecer um amor. Esse tempo depende de diversas coisas, como sua história com a pessoa, da intensidade de seus sentimentos, de como o relacionamento acabou, de quanto tempo ele durou, etc.

Porém, se passar muitos meses e você ver que ficou parado no tempo, ainda sofrendo por um amor que acabou, é recomendado procurar ajuda. Uma psicoterapia ser uma boa alternativa, fazendo que você veja as coisas sobre outros ângulos e se livre mais facilmente do sofrimento que o amor que acabou está te trazendo.

Existe simpatia para esquecer um amor?

Há simpatias para quase tudo. Se você ainda está sofrendo para esquecer um amor, pode tentar realizar uma. Veja a seguir como Esquecer um Amor:

Em um papel branco sem pauta escreva o primeiro nome de todos os namorados que você já teve, sendo que último ex (por quem você sofre) deve ser escrito por último nessa lista. Dobre o papel e coloque em um envelope e feche com cola. Coloque esse papel dentro dentro de uma Bíblia, na folha do Salmo 199. Sete dias depois, peque o envelope e vá até uma igreja. Na igreja, ajoelhe-se próximo do altar e rasgue o envelope. Jogue os pedaços no lixo.

Orações para esquecer um amor

Se você ainda sofre por um amor que já acabou, a solução pode ser orar. Existem algumas orações para esquecer um amor. Confira e as faça com fé!

  • Oração 1: “ Pai, no nome do Senhor Jesus Cristo. Liberte o meu coração desse sentimento ruim que insiste em me aprisionar. Certo da sua amorosa misericórdia e do seu poderoso poder, desde já, eu lhe agradeço pelo livramento e pela libertação recebida. Amém e graças a Deus. ”
  • Oração 2: “ Senhor! Faça com que eu consiga sonhar um novo sonho (ter um novo amor). E que ele se torne real como tanto desejo. Cura estas feridas do meu coração, pois ele está padecendo na solidão e na angústia.Desenho de um Coração partido

Traga de volta a minha paz e a minha força. Assim como a alegria e a esperança de que o sol brilhará todos os dias. Mas a cada dia, de uma forma diferente. Ajuda-me a lembrar de que quanto mais escura é a noite, melhor será para ver as lindas estrelas do céu, e me torne nova, senhor.

Elimina de mim todas as coisas que fazem mal à minha alma e coloca tudo no lugar, pois nunca quero desistir e nunca me deixe desistir de ser feliz. Conceda-me a Vossa infinita proteção, sendo Rei e meu Pai, me dá tuas mãos generosas para que eu possa segurá-las com força, pois te amo. Amém. ”

Esquecer um amor com outro amor funciona?

Sim. A antiga máxima que para nada como um novo amor para esquecer um antigo funciona. Mas isso só vale se você realmente estiver disposta a abrir mão da história antiga e se permitir viver novas emoções. Permita-se!

Dicas de como esquecer um amor

Confira a seguir 5 dicas de como esquecer um amor:

  1. Bloqueie nas redes sociais
  2. Volte a fazer coisas que gostava antes do relacionamento
  3. Faça novos planos e projetos
  4. Conheça novas pessoas
  5. Se puder, faça uma viagem