22 Dicas de Como Terminar um Namoro Longo e Superar o Seu Término!

Terminar um namoro nunca é uma tarefa simples pois envolve muitos sentimentos e pode causar muita dor. No entanto, ficar em um relacionamento que já não está mais fazendo bem também não é uma boa alternativa. Porém, uma dúvida que sempre surge é como terminar um namoro?

Então, se você quer saber um pouco mais sobre o assunto e ter algumas dicas, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

Como terminar um namoro pessoalmente?

Quando a ideia é romper um relacionamento, sempre fica a dúvida “como terminar um namoro?”. Pois bem, realmente essa não é uma missão simples, mas veja algumas dicas que podem ser extremamente úteis e ajudar muito quando você tiver que fazer isso.

Pense no que vai falar

Se vai terminar porque a pessoa não trata você bem, se perdeu o interesse ou se sente que não tem doação de ambos, enfim… os motivos são muitos. No entanto, pense no que vai dizer e como vai dizer.


Lembre-se ainda que a honestidade é importante, mas é legal ser sutil pra não magoar o outro além do inevitável.

um casal após uma discussão pensando em Como Terminar um Namoro

Escolha o momento e o lugar certo

Não termine assim que tomar a decisão, afinal, é importante pensar bem. No entanto, não prorrogue  inevitável. Escolha um bom momento no qual estejam a sós e tenham privacidade. Um lugar romântico não é uma boa opção, bem como os locais preferidos do casal, que devem ser evitados.

Fale que terminou

Fale o máximo que puder da verdade, mas não ser cruel. Posicione-se e seja firme no seu motivo. Evite frases prontas como “vamos ser apenas amigos” ou “não é você, sou eu” pois parece um pouco de falta de consideração.

Deixe que a pessoa faça perguntas depois de terminar

Existe a possibilidade de que a pessoa ainda tenha dúvidas e queira fazer perguntas depois do término. Fique aberta para essas perguntas e tenha um diálogo franco. Se for necessário, explique melhor os seus motivos.

Seja breve

Depois de falar os seus motivos para terminar e responder as perguntas da pessoa, se despeça e vá embora. Não fiquem sentados se abraçando e chorando tornando tudo ainda mais triste e pesado.

Por fim, procure sempre manter um tom amigável, evite acusações e se quiser manter uma amizade, expresse sua vontade. Lembre-se que essa pessoa possui qualidade que fizeram você se sentir atraído em algum momento. Por isso, não há motivo para terminar machucando ou ferindo o outro.

Motivos para terminar um namoro

um homem de braços abertos no topo de uma montanha

Em alguns casos, terminar um namoro fazer você se sentir livre novamente…

Muitas vezes a dúvida não é sobre como terminar um namoro e sim sobre o motivo pelo qual se deve terminar. O fato é que existe uma infinidade de motivos e ninguém sabe melhor de si do que você mesmo. Então, veja alguns desses motivos:

  1. Quando você se sente culpado por tudo que dá errado
  2. Quando a vida passa a girar somente em torno do parceiro
  3. Quando o relacionamento não o faz mais feliz
  4. Quando você não reconhece mais a si mesmo na relação
  5. Quando termina a reciprocidade
  6. Quando você deixa o amor próprio de lado e sente que só você se doa
  7. Quando o outro culpa você por todos os erros da relação
  8. Quando o outro te prende, priva ou controla de fazer o que você aprecia
  9. Quando a confiança e o respeito terminam
  10. Quando você sente atração por outra pessoa
  11. Quando você sente que o relacionamento só te atrasa
  12. Quando o relacionamento se torna tóxico
  13. Quando você deixa seus projetos de lado para realizar somente os do parceiro
  14. Quando o diálogo já não existe ou funciona
  15. Quando a pessoa te faz chorar mais do que rir
  16. Quando o parceiro tenta diminuir você
  17. Quando a relação se torna abusiva
  18. Quando não existe mais tesão
  19. Quando você percebe que só está no relacionamento para se encaixar em um padrão
  20. Quando você quiser

Como terminar um namoro por mensagem de Whatsapp?

Sempre existem muitas dúvidas sobre como terminar um relacionamento e uma dela é se isso pode ser feito por mensagem de WhatsApp. Pois bem, primeiramente, se coloque no lugar da pessoa que irá receber essa mensagem.

Você gostaria que alguém com quem você teve um relacionamento, terminasse com você por mensagem?

No entanto, existe uma máxima que diz que tudo termina como começa. O seu relacionamento também começou através da troca de mensagens? Logo isso pode ser algo normal para ambos.

No entanto, sempre considere os sentimentos do outro e não esqueça que uma conversa franca e pessoal é sempre a melhor alternativa. No entanto, se mesmo assim você está decidido a terminar tudo por mensagem, mande uma mensagem direta, clara e bem explicada, sem ser cruel ou tripudiar dos sentimentos do outro.

Tem Como terminar um namoro numa boa?

Muita gente se pergunta como terminar o namoro numa boa, não é mesmo?! Claro por que muitas vezes o relacionamento não termina com mágoas ou raiva, ele apenas se transforma em uma amizade ou falta de compatibilidade. Por isso, veja algumas dicas de como terminar um namoro numa boa:

  1. Sinceridade: esse é um ponto importante até o fim do relacionamento. Se a relação não faz mais bem, explique e converse com o parceiro, evitando deixar dúvidas.
  2. Não culpe somente o outro: um relacionamento é feito de 2 pessoas, portanto, a culpa nunca é de um só. Admita os problemas da relação, a sua parcela de culpa e seja firme no seu propósito.
  3. Esqueça os defeitos: não fique listando os defeitos da pessoa. Ficar julgando e apontando defeitos só vai tornar tudo ainda mais difícil, deixando o outro com raiva.
  4. Pense bastante: não para desistir ou mudar de ideia, mas para fazer tudo da melhor forma possível, evitando colocar os pés pelas mãos quando os sentimentos vierem à tona.
  5. Seja firma: se você pensou e decidiu que esse é o melhor caminho, seja firme, mas não rude. Fale com a pessoa de forma amigável mas certa do seu propósito.

Como superar o término?

uma estudante chorando na escola

Depois de pensar em como terminar um relacionamento, é importante pensar em como superar esses término. Isso porque, claro, até mesmo a pessoa que termina sobre com o fim. Então, veja algumas dicas importantes para superar e ficar bem novamente:

Não bloqueie as emoções

O processo tem fases e é importante sentir o que vier. Não importa como foi o termino, vai doer e você não deve tentar controlar muito isso.

Chore sem medo

Chore, grite e deixe sua dor sair ate que as lágrimas tenham terminado. O processo é doloroso, mas para superar é preciso sentir e avançar.

Cuide de si

É comum que em um relacionamento, pensemos sempre no outro. No entanto, passe a cuidar de si, fazer exercícios, um programa que você gosta, dormir bem, seja o que for… escolha atividades prazerosas e que façam bem ao corpo e alma.

Procure apoio

Recorra à família, amigos e pessoas que possam ajudar, dando-lhe o apoio necessário. Você não está só.

Ajuda profissional

Se somente a rede de apoio familiar e de amigos não for suficiente, ou se você não puder contar com eles, não se isole. Ao invés disso, procure ajuda de um profissional para o apoio necessário.

Faça mudanças

Mude a sua imagem, os lugares que frequenta, seus hábitos, conheça gente diferente, viaje, leia, enfim, o que você quiser muda. Descubra hobbies e aumente seus horizontes.

Afaste-se das redes sociais

Pelo menos no começo, é saudável manter uma distância delas. Isso porque as informações lá são limitadas e sua cabeça pode tratar de preencher lacunas da forma errada. Isso pode ser desnecessariamente doloroso.

Limpe a casa

Livre-se de objetos que façam lembrar do seu ex-parceiro. Se ainda não quiser jogar fora, guarde em um local fora do alcance da vista até que esteja superado.

Evite o contato

Pode parecer difícil, mas evite o contato com a pessoa, pelo menos no começo. Esse contato pode aumentar ainda mais a sensação de mal estar pós-termino.

um casal separando um coração simbolico

Dicas ao terminar um namoro

A dica mais importante é que você não seja demasiado duro consigo mesmo. Não fácil saber como terminar um namoro e superar o fim, mas e preciso. Então, se permita sentir e mantenha o foco na certeza de ter feito o que era melhor para você, embora ainda doa.

Pergunta dos leitores

Sonhar com o término do namoro pode significar algo?

Normalmente os sonhos retratam nossa alma, sentimentos e estado de espirito. Muitas vezes eles também podem ser considerados um aviso do que precisa ser feito. No entanto, ninguém melhor do que você sabe do seu relacionamento.

Pronto, agora você já sabe como terminar um namoro, o que fazer, como superar e seguir em frente. Aproveite essas dicas e informações!