Dinâmicas para Casais – Recupere Seu casamento Com simples Passos

Existe um momento, para praticamente todos os casais, que a relação cai na rotina e os problemas conjugais começam. Uma boa alternativa para resgatar e melhorar a relação são as dinâmicas para casais.

Essas atividades têm o objetivo de resgatar a comunicação, a cumplicidade e o afeto entre os parceiros.

 As melhores dinâmicas para casais

Algumas das melhores dinâmicas para casais realizadas em eventos podem ser aquelas que demonstram quanto um parceiro conhece o outro.

Veja algumas dinâmicas para casais que podem ser realizadas:


  • Perguntas e respostas

Nesta dinâmica diversos tipos de questões são feitas a um dos parceiros, que devem responder, em um papel ou mesmo verbalmente. As perguntas podem revelar questões que o parceiro desconhece em relação ao outro. Veja algumas:

  1. Qual seu sentimento em relação a determinada mudança (algo complicado que tenha ocorrido na vida do casal)
  2. Quais as principais mudanças que ocorrerão na sua vida depois do casamento?
  3. Você acha que devo mudar algum comportamento que tenho em relação a você?
  4. Você considera que podemos fazer mudanças na nossa vida para melhorar a nossa convivência?
  5. Quais sonhos você gostaria de realizar juntos?
  6. Qual fato mais marcante da nossa vida de casados?
  7. Considera-me ciumento/a. Por quê?
  8. Quais qualidades positivas enxerga em mim ?
  • E se eu fosse você?Casal abraçados

Eis uma dinâmica para casais para ser realizada de forma divertida, mas que diz muito sobre o relacionamento. Um dos parceiros se coloca no lugar do outro e responde como o outro reagiria em algumas situações.

  • O quanto você me conhece

Nessa atividade o parceiro deve responder perguntas sobre o outro rapidamente. Um tempo bom é de apenas 15 segundos. São colocadas algumas perguntas e o parceiro deve responder o que sabe sobre o outro.

Alguns exemplos de questões são:

  1. Comida predileta
  2. Lazer mais apreciado
  3. Medo de alguma coisa
  4. Choro fácil
  5. Ficar nervoso/a
  6. Passatempo preferido
  7. Tarefa menos interessante de se fazer

Dinâmicas para casais evangélicos e católicos

Algumas dinâmicas para casais evangélicos e católicos têm o objetivo de reaproximar o casal, resgatando a afetividade e a cumplicidade entre os parceiros.

Uma boa dinâmica com esses objetivos é a “Caixa de surpresas”. Ela pode até dar um pouco de trabalho ao casal, mas com certeza dá ótimos resultados, resgatando o fator surpresa entre os parceiros e, em consequência, o amor.

A dinâmica pode funcionar da maneira: cada parceiro cria uma caixa para o outro. A caixa deve ser bem apresentável, obviamente. Pode-se se usar recortes de revista, pintura e outros adornos para enfeitar a caixa.

Cada dia um parceiro colocará algo na caixa que fez para o outro uma surpresa. Essas surpresas podem ser o chocolate preferido pelo parceiro, uma foto ou mesmo um bilhetinho.

A surpresa que será colocada na caixa deve ser intercalada. Ou seja, cada dia um dos parceiros depositará na caixa uma surpresa.

A dinâmica é bem divertida, despertará o interesse do parceiro e ainda contribuirá com a quebra da rotina entre o casal. Vale experimentar!

Dinâmica para casal em crise

Essa dinâmica é uma boa opção para casal em crise. A atividade avalia o nível de estresse que um parceiro tem em relação a comportamentos do outro. Nessa dinâmica para casais em crise são usados sopros para avaliar o nível de irritação de um cônjuge em relação a atitudes do outro.

A dinâmica utiliza informações e sopros. Cada informação usada na atividade revelará o nível de estresse dos parceiros e, assim, como anda a relação entre os dois. O sopro deve ser dado na mão do parceiro. O parceiro que irá soprar deve usar uma escala de 1 a 3 sopros – sendo que 1 é baixo ou nenhum estresse; 2 estresse moderado; 3 estresse elevado.

Algumas situações que avaliam o estresse em relação a um comportamento do parceiro podem ser:

  1. O parceiro deixa as coisas jogadas pela casa
  2. O parceiro não responde a uma pergunta feita pelo outro
  3. O parceiro chega nervoso do trabalho e desconta no outro
  4. O parceiro não avisa que vai chegar mais tarde de algum lugar
  5. O parceiro não tem tempo para os filhos

Vale ressaltar que essa dinâmica é excelente para trazer mais cumplicidade na relação. Afinal, o parceiro pode não saber que tais comportamentos deixam o outro tão irritado.

Dinâmica para casados para sempre

Que tal realizar dinâmica para casados para sempre? Essa dinâmica é crucial para o parceiro demonstrar que conhece o outro totalmente. Apesar de ser uma atividade muito significativa, ela é simples de fazer.

A dinâmica para casados para sempre é realizada da seguinte maneira: primeiramente um dos parceiros terão seus olhos vendados, ficando sem enxergar nada.

Depois são providenciadas pessoas com características parecidas ao parceiro real, como: altura, cabelos, corpo, etc. Em meio dessas pessoas estará o parceiro real. As pessoas deverão ficar dispostas uma ao lado da outra.

O parceiro com os olhos vendados deverá adivinhar quem é o seu cônjuge no meio dos participantes. Ele poderá apalpar, passar as mãos nos cabelos, no rosto, etc. Isso até saber quem é realmente o seu parceiro.

Essa dinâmica tem o objetivo de saber o quanto um parceiro conhece os detalhes físicos do outro, como: formato do nariz, cheiro, textura dos cabelos, formato do rosto, corpo, etc.

Agora, se o parceiro errar nas opções, algo vai errado. Será preciso rever a relação ou mesmo recorrer a uma terapia de casal, pois errar quem é o cônjuge (mesmo de olhos fechados) significa que o parceiro é extremamente distraído ou mesmo é alguém que dá pouca atenção ao parceiro.

Antes de tudo, lembre-se sempre da comunicaçãoCasal fazendo coração com as mãos

As dinâmicas para casais não podem deixar de trabalhar a comunicação entre os parceiros. Afinal, a comunicação é praticamente a base de qualquer relacionamento.

Podemos fazer uma analogia que a comunicação é a cimento de uma relação, que liga todos os aspectos de forma coesa. Isso tem como objetivo de fazer com que possível problema seja resolvido pelos dois parceiros na mesma hora que ele acontece. Não é recomendando que o conflito deixe de ser resolvido pela comunicação, esperando que ele se solucione sozinho.

Porém o grande problema é que muitos casais, com o tempo de relacionamento, deixem para lá a importância da comunicação. E aí entram as dinâmicas para reaver essa habilidade entre os parceiros. A importância da comunicação é tanta que a falta dela pode levar ao distanciamento do casal ou mesmo ao fim da relação.

Portanto, dinâmicas que estimulem a volta da comunicação entre o casal são de grande ajuda para melhor (ou mesmo salvar) relações.

Qual o espaço ideal para realizar?

O espaço ideal para realizar dinâmicas para casais deve ser um lugar espaçoso, iluminado e confortável. Lembre-se que essas dinâmicas costumam levar boa parte do dia para acontecerem, então, é importante, que as pessoas fiquem à vontade e confortáveis durante as atividades.

O amor deve ser sua principal motivação

As dinâmicas para casais devem ser realizadas quando ambos os parceiros estão interessados em melhorar a relação. Não adianta um dos cônjuges participar por obrigação, apenas porque o outro determinou.

Além disso, o amor deve ser sua principal motivação. Ou seja, as dinâmicas devem ser feitas por parceiros que se amam. Para casais que não nutrem mais o sentimento pelo seu parceiro não terão resultados se submetendo a essas atividades.