Dor no Corpo – O Que Pode Ser? Dores nas Juntas, Causas Para a Dor

Dor no corpo é sempre desconfortável. Ela costuma ser um alerta que algo não vai bem no nosso organismo. Portanto, se você sofre de dores no corpo é importante investigar o motivo.

O que pode ser dor no corpo?

Diversos motivos podem causar dores no corpo. Como foi mencionado, a dor sempre é sinal de que algo não vai bem no nosso organismo.

Algumas das causas para dores no corpo são as infecções virais, como dengue ou gripes. Também são causadoras de dores no corpo doenças ou situações como fibromialgia, estresse, lesões, má postura, sedentarismo, entre outras. Seja como for é recomendado buscar ajuda médica nessas condições.

Se a dor no corpo for acompanhada por febre, a causa pode ser de infecções diversas, como no trato urinário ou no trato gastrointestinal.


Dor no corpo e fraqueza

A dor no corpo, quando vem acompanhada de fraqueza, merece ainda mais atenção. A situação pode indicar problemas de saúde que necessitam de tratamento. Confira algumas doenças e motivos que dão dor no corpo e fraqueza:

  • Anemia: dor acompanhada por cansaço e fadiga pode ser provocada por alimentação desequilibrada. Uma condição que resulta nesses sintomas é a anemia ferropriva.

Nesse tipo de anemia a pessoa apresente déficit de ferro no organismo – um nutriente fundamental para o organismo. O ferro participa da produção dos glóbulos vermelhos e do transporte do oxigênio pelo corpo. A sua deficiência pode surgir, além da má alimentação, em situações de infecções intestinais, gestação, menstruação com fluxo abundante fora do normal.

O dignóstico da anemia ferropriva é feito através de exames laboratoriais. Já o tratamento consiste na correção da alimentação, com a inclusão de alimentos ricos em ferro, como: carnes vermelhas, peixes, beterraba,  gema de ovo, cereais, grãos, nozes, amêndoas, frutas secas e vegetais verdes.Foto de pessoas com dor no corpo

O médico também pode indicar a suplementação alimentar de ferro – para que você tenha as quantidades necessárias para tratar a anemia e se livrar da fraqueza e dor no corpo.

Desequilíbrios hormonais como causa de dor e fraqueza

O declínio de alguns hormônio pode causar dor no corpo e fraqueza. Geralmente, esse declínio na produção desses hormônios acontece em homens e mulheres entre 50 e 60 anos. Para as mulheres esse desequilíbrio pode acontecer no período da menopausa.

Alguns estudos indicam que a sensação de cansaço e dor ocorrem devido a queda dos hormônios, que refletem na atividades de neurotransmissores importantes. São neurotransmissores que, dentre suas funções, nos proporcionam a sensação de bem-estar, regulam as funções dos nervos (daí das dores) e nos dão a energia suficiente para as atividades do dia a dia. São eles: dopamina, serotonina e noradrenalina.

A baixa produção desses neurotransmissores, causada pelos desequilíbrios hormonais trazidos com o avanço da idade, também podem causar depressão e ansiedade.

O tratamento para o problema é a reposição hormonal. Em alguns casos também podem ser indicadas medicações antidepressivas para regular o funcionamentos dos neurotransmissores envolvidos.

Outros motivos para Dor no corpo e fraqueza

  • Dietas restritivas: manter alimentações que restringem de forma radical alguns nutrientes estão na moda, principalmente,  para emagrecer. Pois são elas que podem ser o motivo da sua fraqueza acompanhada pela sensação de dor no corpo.

A maioria dessas dietas restritivas retiram da alimentação a gordura ou o carboidrato. Tais nutrientes, porém, são essenciais para manter o bom funcionamento do organismo.

Dietas que retiram do cardápio, por exemplo, os carboidratos, causam deficit de glicose no organismo – um combustível essencial para o corpo. Sem os carboidratos podemos ter a sensação de esgotamento físico e dores, devido à fraqueza  muscular.

O tratamento nesses casos é manter uma dieta mais equilibrada, que não restrinja grupos alimentares. É possível manter o peso e até mesmo emagrecer comendo todo o tipo de alimentação. O segredo está em não exagerar em doces, pães, frituras, massas, etc.

  • Déficit vitamina D: Alguns estudos apontam que baixas dosagens no sangue de vitamina D pode provocar exaustão, sensação de desânimo e sensação de dores pelo corpo. A dosagem recomendada da vitamina no sangue deve ser acima de 30 mg/gl. O diagnóstico da carência de vitamina D no organismo é realizado por análise laboratorial.

O tratamento consiste tomar sol, mas sem exageros ou fazer a suplementação da vitamina D, por meio de comprimidos. Também recomenda-se incluir na dieta alimentos ricos na vitamina, como a sardinha, por exemplo.

Estresse e ansiedade também causam dor no corpo e fraqueza

O estresse e a ansiedade exageradas são problemas da vida moderna e não é incomum que muitas pessoas apresentem fraqueza e dores difusas pelo corpo (sintoma de fibromialgia causada de estresse, ansiedade e depressão). Os sintomas ocorrem pois o estresse exagerado promove a liberação de altas quantidades de adrenalina e cortisol – substâncias que, em excesso, prejudicam o bom funcionamento dos neurotransmissores envolvidos na sensação de bem-estar.

O tratamento, nessas situações, pode ser praticar exercícios físicos, evitar (se possível) ocasiões que gerem estresse ou ansiedade, meditação, entre outras práticas. Também pode ser indicado pelo médico o uso de medicações antidepressivas ou ansiolíticos.

O que pode ser dores nas juntas?Mulher com Dor nas costas

Dores nas juntas pode ser sintomas de variados problemas; Esses problemas estão, em geral, relacionados às articulações. Veja o que pode ser dores nas juntas:

  • Bursite
  • Tendinites
  • Febre reumática
  • Gripes e resfriados
  • Condromalácia patelar (desgaste da cartilagem)
  • Doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e artrose
  • Doenças infecciosas, como a Síndrome viral de Epstein-Barr
  • Gota (especialmente se a dor ocorrer nos dedões dos pés)
  • Torções
  • Hepatite A, B ou C
  • Sarampo
  • Doença de Lyme (doença causada pela bactéria Borrelia burgdorferi)
  • Caxumba
  • Parvovirose (causada em humanos pelo parvovírus B19)
  • Varicela (catapora)
  • Rubéola
  • Lesões
  • Osteomielite
  • Fraturas
  • Artrite séptica
  • Ter realizado esforço excessivo

O que eu faço se os remédios não funcionarem?

Caso os remédios para dores no corpo não funcionarem o indicado é buscar ajuda médica. Se você tem ciência sobre o que provoca a dor no corpo, pode ir direto a um especialista. Se não souber a causa do problema, consulte um clínico geral.

Dor no corpo pode ser um sinal para outro problema

Sim, como mencionado a dor no corpo sempre é um alerta de que algo não vai bem no nosso organismo. O problema que causa a dor no corpo pode ser grave ou não. De qualquer forma, um médico deve ser consultado.

Quando buscar ajuda médica

Recomenda-se buscar ajuda médica quando a dor no corpo:

  • Não estiver associada a sintomas de gripes ou resfriados
  • Existir perda de peso sem motivos
  • Ter dor nas articulações, com duração de mais de três dias
  • Sentir fortes dores sem explicação nas articulações