O Que é Identidade de Gênero e Transtorno de Identidade? Veja Aqui!

Parece que nunca foi tão discutida a questão da identidade de gênero. Isso para se construir um mundo com menos preconceitos. Em debates, leis e escolas o assunto vem sendo discutido.

Mas você saber o que realmente é identidade de gênero? Aqui você ficará mais por dentro desse polêmico assunto e que gera tantas dúvidas e confusões de conceitos.

O que é identidade de gênero de acordo com a psicologia?

De acordo com a psicologia, a Identidade de gênero se trata da maneira como cada pessoa se identifica com o seu gênero, independentemente do sexo com o qual ele nasceu. Ou seja, o indivíduo pode se identificar como uma mulher ou um homem – como mencionado, independente a qual sexo ele pertence biologicamente. Ainda há casos, mais raros, de pessoas que se identificam com os gêneros ou nenhum deles.

O que vai determinar qual é a identidade de gênero de um indivíduo é a forma como se percebe, se sente e deseja ser tratado pelas outras pessoas e pela sociedade em geral. A identidade ainda pode ser avaliada em diverso níveis quanto a masculinidade ou feminilidade e tal indivíduo. Também, em casos raros, isto pode variar ao longo da vida de uma pessoa.


Explicando mais claramente, uma pessoa pode ter nascido com o sexo masculino, mas se identificar com uma mulher. Tudo que ele sente, pensa e percebe tem características do sexo feminino, apesar de uma constituição biológica masculina. E ao contrário também. Uma mulher pode se sentir como pertencendo ao sexo masculino, mesmo tendo nascido como uma pessoa do sexo feminino.

A identidade de gênero, devido, principalmente, a falta de conhecimento e ao preconceito, costuma trazer intensos sofrimentos a quem sente-se pertencente ao sexo oposto ao que nasceu.

vários tipos de Identidade de Gênero

Quais os tipos de identidade de gênero?

Há controvérsias sobre os tipos de identidade de gênero existentes. Porém, pra facilitar o atendimento dessas pessoas que apresentam problemas com sua identidade de gênero, hoje são admitidos 3 tipos deles. Veja a seguir:

  • Cisgênero: é aquela pessoa que se identifica plenamente com o seu gênero de nascimento. Para exemplificar,  uma mulher que nasce biologicamente pertencente ao sexo feminino, se identifica com ele. A pessoa se sente uma mulher e deseja ser tratada como tal.
  • Transgênero: trata-se daquele indivíduo que se sente e se vê como sendo do sexo oposto ao seu gênero de nascimento. Por exemplo, uma pessoa nasce biologicamente pertencente ao gênero masculino, mas ela não se identifica como sendo uma homem. Ela pensa, se sente e quer ser tratada, por exemplo, como uma mulher. Isso porque, nesse caso sua identidade de gênero é feminina.

Ha alguns anos já a transexualidade já deixou de ser considerada um distúrbio mental; É uma característica individual, que acontece independentemente do indivíduo que é um transgênero.

  • Não-binário: indica uma classificação de indivíduos mais raros na sociedade. As identidades de gêneros se misturam. A pessoa pode se identificar com algumas características masculinas e femininas ao mesmo tempo. Seria uma espécie de 3 ª identidade de gênero, no qual o indivíduo vai além dos papéis sociais atribuídos a mulheres e homens.

Qual a diferença com a orientação sexual?

Esses dois conceitos ainda causam muitos equívocos. Primeiramente, vale ressaltar que a identidade de gênero não encontra-se associada à orientação sexual – e vice e versa. Ou seja uma coisa independe da outra.

Identidade de gênero já foi explicada no tópico acima. Agora, vamos falar sobre o que é orientação sexual.

Bem, a orientação sexual de um indivíduo é por qual gênero ele sente atração, desejo sexual ou sentimental. Um exemplo, são os homossexuais, que encontram-se totalmente de acordo com o gênero com que nasceram, porém sente atração por pessoas do mesmo gênero que o seu.

Já um homem ou mulher transgênero pode sentir atração também por pessoas de qualquer outros gênero: homens, mulheres, heterossexuais, homossexuais, bissexuais, etc. Ou seja, a identidade de gênero não implica na orientação sexual de um indivíduo. Uma pessoa transgênero pode perfeitamente sentir atração por outro transgênero – ou não.

A expressão “gênero” é, na realidade, utilizada para indicar as diferenças sociais e psicológicas existente entre os homens e as mulheres. Assim, a identidade de gênero, como já fora mencionado, se trata de como um indivíduo se vê e se sente referente à tal gênero: mulher, homem ou os dois. Já a orientação sexual é o gênero pelo qual uma pessoa sente atração sexual:homens, mulher ou ambos.

Identidade nas escolas

garoto se vendo como garota no espelho

É de extrema importância que a questão de identidade de gênero seja abordada nas escolas – embora no Brasil esse tipo de educação é bastante defasada – devido ao atraso social do país em relação a esses assuntos. Geralmente, os estudantes são ensinados nas escolas que existem dois sexos: homem e mulher. E o homem deve gostar da mulher e a mulher do homem.

A seguir, você compreende melhor os motivos pelos quais é tão importante abordar esses assuntos nas escolas

  •  A sexualidade, a identidade de gênero, o homossexualismo, o bissexualismo e outros são coisas que realmente existem e estão aí na sociedade. Não se tratam de meras criações de especialistas da área para confundir as pessoas.
  • Abordar tais assuntos ajuda a combater a terrível cultura do machismo.
  • Falar sobre esses assuntos contribui muito para a redução da violência na sociedade contra pessoas transgêneros, homossexuais, lésbicas, bissexuais, etc.
  • Não discutir as questões relacionadas à identidade de gêneros cria cidadãos desinformados e preconceituosos.
  • É preciso deixar claro que aceitar as diferenças nada tem a ver com religião. É um questão de respeito, esclarecimento e cidadania.

Dicas para redação de identidade de gênero

Como o assunto vem sendo um pouco mais discutido, em alguns exames podem ser pedidas redações com temas relacionados à identidade de gênero. Boas dicas para dissertar sobre a questão podem ser:

  • Transexualidade e Identidade de Gênero
  • Orientação Sexual e Identidade de Gênero
  • Como se forma a identidade de Gênero
  • Diferenças entre orientação sexual e identidade de gênero
  • Como incluir na sociedade as pessoas que tem diferentes identidades de gênero

Pergunta dos leitores

O que é a identidade de gênero de acordo com a sociologia?

A sociologia enxerga a identidade de gênero de forma semelhante a psicologia. Para a sociologia, a identidade de gênero nasce com a pessoa. Ou seja, ela se vê se sente pertencente ou não ao sexo biológico que nasceu. Não é uma questão de escolha. Para a sociologia, os transgêneros nascem assim. Portanto, não se trata de uma questão de escolher se sentir um homem ou um mulher.