O que é Machismo? Qual Seus Significado? Exemplos na Sociedade!

O tema machismo está em alta com a luta das mulheres pela igualdade. Diversas campanhas contra o machismo podem ser vistas nas ruas, redes sociais, televisão e outros meios de comunicação.

O que é o machismo?

O conceito de machismo é antigo e cultural. Trata-se da superioridade do homem em relação à mulher.


Qual o significado de machismo

Como mencionado, o machismo tem como um de seus significados de que o homem é superior à mulher. Porém, trata-se de um conceito amplo. O machismo pode se manifestar também por meio de comportamentos, atitudes e opiniões, onde alguém não aceita a igualdade de direitos e deveres entre os homens e as mulheres.

É uma espécie de favorecimento masculino, no qual o homem possui mais direitos à opiniões, comportamentos, escolhas e outras expressões.

O pensamento de machismo contém uma espécie de sistema de hierarquia de gêneros sexuais, onde o gênero masculino sempre estará em uma posição de superioridade em relação ao feminino.

um exemplo de machismo

Por que ocorre o ato machista?

São vários fatores que levam ao machismo. O machismo é também um comportamento e conceito cultural, que foi passado de geração a geração, onde as mulheres seriam inferiores aos homens, devendo até mesmo obediência a eles.

Porém, não faltam, atualmente, informações sobre os malefícios e as ideias errôneas pregadas pelo machismo. Portanto, manter uma posição machista ou mesmo cometer atos dessa natureza é uma questão mais ligada, hoje, ao caráter. Todos nós já sabemos que homens e mulheres são iguais, portanto, não deveria mais haver espaço para atos machistas.

A necessidade do homem afirmar a sua virilidade e poder em relação à mulher é outro motivo que ainda faz com que observemos atos machistas no mundo de hoje.

Como identificar uma pessoa machista

Muitas pessoas machistas tentam, hoje em dia, encobrir seus conceitos sobre a superioridade do homem em relação à mulher. Veja como identificar diversos atos de machismo, que revelam que uma pessoa é machista:

  • Homem dirige melhor do que mulher. Quem ainda tem uma concepção dessas é uma pessoa machista. Algumas mulheres podem até se sentirem inseguras ao dirigirem, pois a cultura impôs que o homem é melhor no volante que ela. Além disso,os  acidentes de carro no mundo todo são cometidos muito mais por homens do que por mulheres.
  • Dividir tarefas domésticas. Pessoas que ainda acham que mulheres devem se desdobrar para dar maior conta das tarefas de casa são machistas. Em uma casa onde vivem um homem e uma mulher, as tarefas devem ser igualmente divididas, já que o lar pertence aos dois, não acha?
  • Oferecida. Ideias de que a mulher está se oferecendo, por exemplo, por estar usando roupas mais ousadas revelam uma pessoa machista. A mulher tem o direito de se vestir da maneira que se sente melhor, sem estar, necessariamente, desejando alguma coisa com algum homem.
  • Cantadas. Homens que ainda passam cantadas em mulheres não perceberam ainda que essas atitudes não são elogios, mas falta de respeito. Eis aqui pessoas machistas, que consideram que as mulheres gostam de serem abordadas por desconhecidos.
  • Ser mãe e trabalhar fora. E ser pai e trabalhar fora? Não deveria representar a mesma dificuldade? Porém, em muitos lares a mulher tem de trabalhar fora para ajudar nas contas e ainda dar conta dos filhos ao chegar em casa, enquanto o pai vai descansar de um dia exaustivo. Famílias que funcionam dessa forma contam com um homem machista dentro delas, ok?

Como identificar uma pessoa machista – Parte 2

  • Orgasmo na relação sexual. O homem alcança o clímax com mais facilidade do que a mulher e aqueles que não respeitam o tempo e a própria anatomia sexual feminina são pessoas machistas. O sexo de igual para igual é uma questão de consenso, onde ambos os parceiros devem sair satisfeitos – nem que para isso tenham que conversar sobre o assunto para se acertarem.
  • Homem que sempre paga a conta toda. Homens que não deixam a mulher ajudar na conta podem ser considerados machistas. Caso a mulher tenha condições de dividir a conta, qual é o problema? Não é questão de cavalheirismo, muitos homens ainda querem pagar toda a conta para mostrarem superioridade em relação à mulher com quem estão.
  • Lésbicas são masculinizadas. Quem pensa dessa forma é uma pessoa machistas. Mulheres homossexuais não são necessariamente masculinizadas. Há muitas lésbicas com a aparência totalmente feminina. Essa ideia de que toda lésbica imita um homem é ultrapassada, além de totalmente machista, é claro.

Como combater o machismo?

Esse é outro assunto polêmico. Combater o machismo trata-se de mudar a educação. Os garotos devem ser ensinados desde cedo que não há brincadeiras, cores ou tarefas de meninas e de meninos.

Para facilitar, veja algumas atitudes que pode ajudar a combater o machismo:

  • A educação escolar deveria ser aprimorada. Os garotos e rapazes (principalmente, mais velhos) deveriam ser ensinados que quando uma garota ou mulher lhe diz “não”, o significado da palavra é puro e simplesmente “não”.
  • Deveriam ser expressamente proibidos conceitos que coloquem a culpa na mulher, no caso de abusos, cantadas ou mesmo violência sexual. É comum um homem abusador colocar a culpa na maneira pela qual a mulher estava vestida – o que revela uma falta de respeito, discernimento e machismo total.
  • Comerciais de produtos diversos deveriam parar de exibir mulheres com conotação sexual. O uso da figura feminina sensual nesse tipo de propaganda reduz à mulher a um objeto de consumo.
  • Homens e mulheres deveriam ganhar o mesmo salário por funções equivalentes. O mundo evoluiu, mas ainda existem empresas que pagam mais aos profissionais do sexo masculino.
  • Cuidar dos filhos e da casa junto com a mulher não deveria mais ser visto como algo anormal. As tarefas devem realmente ser divididas para o bem de toda a família.
  • Deveriam haver mais mulheres na política. A maioria dos cargos de confiança e de grande importância para o rumo de municípios, estados e do país ainda são ocupados por homens.

Exemplos de machismo

Machismo casal brigando

Muitas pessoas podem até não ter atitudes tão machistas na prática, mas vivem proferindo frases que incluem ideias machistas, reforçando a ideia ultrapassada da superioridade do homem em relação à mulher. Confira alguns exemplos de machismo cometido por frases pronunciadas:

“Mulheres perdem o controle com mais facilidade, pois são mais emotivas”

“Sair na rua com uma roupas dessas é porque estava pedindo”

“Uma coisa que as mulheres fazem melhor do que o homem é pilotar o fogão”

“Mulher no volante, perigo constante”

“Mulheres que dizem ‘não’ gostam de se fazerem e difíceis””

“Ela é bem inteligente para uma mulher”

“Mulher gosta é de homem cafajeste”

“Mulheres não gostam de homem, gostam de dinheiro”

“Ela está nervosinha porque deve estar na TPM?”

“Uma mulher deve se casar e ter filhos para ser feliz”

“É mau humorada porque é mal-amada”

“Não quis ficar comigo porque deve ser lésbica”

“Chame um homem para te ajudar”

“Meninas não jogam futebol”

“Mulher que faz sexo no 1 º encontro não serve para namorar”

“A mulher deve trabalhar fora, desde que isso não atrapalhe a criação dos filhos e o cuidados com a casa”

homem batendo em mulher

Pergunta dos leitores

Qual a diferença entre o machismo e o feminismo?

O machismo prega a superioridade do homem em relação à mulher. Já o femininismo prega que homens e mulheres têm direitos e deveres iguais.