Pai de Primeira Viagem – Principais Erros Cometidos, Como Ajudar? Dicas

Para a maioria dos homens  a paternidade é  uma grande realização. E carregar seu filho(a) no colo, expor para os amigos , se encantar com seu desenvolvimento faz parte de cada momento mágico. Ambos estão se conhecendo, aprendendo juntos: aquele serzinho de apenas alguns dias e o veterano orgulhoso. Ambos estão juntinhos ha tão pouco tempo, mas, magicamente, parece que aquele serzinho sempre este naquela casa, com ele.

Contudo, para além de todo romance envolto no universo paterno, esse momento exige mais do que declarações de amor. Exige sobretudo ações práticas, além de um envolvimento profundo entre pai, mãe e bebê, desde a barriga.

Em primeiro lugar, o pai de primeira viagem deve procurar  conhecimento acerca da gestação. Não se trata apenas de um conhecimento técnico-biológico. Isso envolve, além das etapas físicas da gestação, o cuidado com o trato psicológico da mãe e, consequentemente, do bebe.

É preciso alertar sempre: na etapa de gestação o bebe depende vitalmente da mamãe. Se ela está bem o bebe também estará. O papai, nesse sentido, tem um papel fundamental, pois todo carinho transmitido a mamãe e as conversinhas com o bebe, ainda na barriga, promove o estreitar dos laços entre pai e filho.


Se você é pai de primeira viagem, fique atento nesse artigo pensado de modo bastante especial pra você.

um pai alimentando o bebê

Principais erros de pai de primeira viagem

Sabemos que não existe ser humano perfeito. Portanto, exigir que o pai ou a mãe o sejam seria demais. Pensando nas enrascadas que os papais se metem ou submetem a seus bebes, preparamos uma lista dos principais erros cometidos.

  1. Comprar um número excessivo de fraldas para recém-nascido – Essa é a etapa em que o bebe cresce mais rápido. Comprar um estoque de fraldas tamanho RN certamente acarretará em prejuízo.
  2. comprar  roupas demais pro bebe – segue a mesma lógica das fraldas em tamanho RN
  3. Aproveitar as fraldas pequenas – se as fraldas não cabem, não insista. Além de desconfortável, vai vazar rapidão.
  4. Entrar em pânico por qualquer coisa – Não seja tão desesperado. Se você se assustar com tudo terá dificuldades de compreender as necessidades do bebe. Antes de entrar em desespero, observe-o com a atenção para que seus “mistérios” sejam desvendados.
  5. Cortar a pontinha do dedo do seu bebê quando só queria cortar a unha – As unhas são muuuuito fininhas e cortar parte do dedinho do bebe é uma possibilidade grande.
  6. Ficar acordado, mesmo sem um grande motivo, enquanto seu bebe dorme – lembre-se: o amanhã existe. E nele você será o zumbi da vez.
  7. Respeite e crie hábitos de sono – Em hipótese alguma permite que a  noite seja agitada. É hora de baixa a luz e tvs devem estar em volume baixo.Diferenciar o dia da noite ajuda o bebe a dormir melhor.
  8. Correr desesperado assim que o bebe chora – você não precisa deixá-lo se esguelar, mas o bebe pode estar apenas sonhando e acabar sendo despertado por sua superproteção.Se tiver acordado, certifique-se ainda no berço se ainda pode dormir mais, para só então pegá-lo.

Grandes dicas para um pai de primeira viagem

Para o pai de primeira viagem, seguem as  dicas.

  1. Não rivalize a atenção de seu filho com sua esposa –  O bebe é um ser frágil e totalmente carente de atenção, lembre-se que  o adulto é você.
  2. Tenha paciência – entenda  que sua esposa passa por uma série de alterações hormonais, seja na gestação ou amamentação. Seja consciente. Seu filho e esposa precisam de você mais do que imagina.
  3. Cuidado com o turbilhão de informações – vocês serão cercados por palpites. Não se impressione para não acabar pressionando sua esposa a fazer o “certo”.  Permita  que ela usufrua de seu instinto materno; no mais, consulte o pediatra.
  4. Traga a sua esposa pra você – É natural que com a pressão de manter o bem estar do filho, a mulher se esqueça de que não é só mãe. Depois de alguns meses, busque resgatar a  sua esposa demonstrando que precisa dela o que inclui atenção e sexo também.

Coisas que ele deve saber

Ao pai de primeira viagem é preciso alertá-lo que o bebe vai preferir a mãe por algum tempo.   É natural que o bebe prefira a mãe, principalmente nos primeiros meses de vida. Tenha calma e espere o momento de vocês.Além disso, a  vida familiar não será mais a mesma, ois que a rotina muda bastante.

Provavelmente sua esposa estará muito feliz, mas bastante cansada mediante os cuidados e obrigações com o  bebe. Nada de ficar até tarde vendo TV como antes, e aquela saidinha pro happy hour ? Esqueça. Por um bom tempo a  atividade de vocês consistirá em ser pais. Será uma etapa difícil, mas feliz e gratificante.

Livros para pai de primeira viagem

Uma boa leitura é sempre bem vinda e ajuda bastante. Para os pais de primeira viagem seguem as seguintes sugestões:.

  • Origens mágicas, vidas encantadas, por Deepak Chopra.
  • Diário de um grávido, por Renato Kaufmann.
  • Crianças francesas não fazem manha, Pamela Dukerman
  • Solução para a disciplina sem choro, Elisabeth Pantley
  •  Como nascem os pais, Renato Kaufmann

um pai beijando o filho

Como a família pode ajudar?

Um auxílio é sempre importante e demostrar afeto e disponibilidade em ajudar é fundamental. Se  a mãe tende a ser insegura, o pai de primeira viagem é ainda mais. Conversar com o novo pai, observar suas fragilidades e ensiná-lo a corrigir erros com amor é uma ajuda de grande e não tem preço.

Presentes para um pai de primeira viagem

Para o pai de primeira viagem segue como sugestão de presentes:.  livros,mochilas para carregar bebe, roupinhas tal pai, tal filho, Cds da banda favorita na versão baby.

Frases de pai de primeira viagem

Veja algumas frases para pai de primeira viagem.

um pai vigiando o filho

“O meu pai me contava que a primeira vez que a pessoa se apaixona muda a vida dela para sempre, e por mais que você tente, o sentimento nunca desaparece. Essa garota de quem você me falou foi o seu primeiro amor. E não importa o que você faça, ela vai ficar com você para sempre”. Nicholas Sparks

“O meu pai me contava que a primeira vez que a pessoa se apaixona muda a vida dela para sempre, e por mais que você tente, o sentimento nunca desaparece.”(Gus em Diário de uma paixão)

“SER PAPAI DE PRIMEIRA VIAGEM É…Descobrir que o amor incondicional existe e o maior e mais sincero de todos está bem diante do nosso abraço.

É dizer nas reuniões de família que os defeitos são da mãe e as qualidades são nossas.É achar nem que seja uma pinta em comum para afirmar que o bebê é nossa cara.É comprar um bodyzinho do time que torce para desfilar na frente dos amigos e mostrar “quem manda!”.

(…)

É vivenciar a sublime sensação de ser amado verdadeiramente e para sempre, independente de classe social, posição política, cor ou religião.

Ser papai de primeira viagem é tentar ser o melhor pai do mundo mesmo sem ter a menor noção de por onde começar – embora seja muito claro em nossa cabeça qual caminho se deseja trilhar”.

Fernando Guifer