Como é a Primeira Vez? O Que Devo Fazer? Dói? – Mitos e Verdades!

Atualmente estamos vivendo em uma sociedade de plena liberdade sexual. Poucos lugares vêm abordando o assunto sobre a primeira vez, não é?

A primeira vez não precisa mais ter o significado que tinha há décadas atrás. Porém, principalmente para as mulheres, a primeira vez ainda representa um momento importante da vida. Quando ter a primeira relação sexual? Qual o parceiro ideal para isso? Será desconfortável? Vou me arrepender?

Essas e outras questões, embora a sociedade tenha evoluído, ainda costumam passar muito pela cabeça das mulheres, principalmente das mais novas.

 

É normal ter medo?

Sim. Praticamente todas as mulheres sentem medo da primeira vez. Trata-se de algo totalmente inusitado. Não sabemos o que vamos sentir, como nos sentir e nem mesmo como nos comportar.


O medo tem de ser vencido aos poucos. É preferível também que a mulher escolha um parceiro para a sua primeira vez compreensivo e paciente, que entenda a importância que essa primeira relação sexual terá a para sua vida.

Uma relação sexual ruim, logo na primeira vez, pode causar problemas emocionais para a mulher. Há casos de mulheres que passam anos sem se envolver, em razão da primeira vez ter sido um tanto traumatizante. Algumas até de tratamentos psicológicos necessitam para superar o trauma de uma relação sexual ruim de primeira vez.

Como fazer sexo pela primeira vez?

Não existem regras sobre como fazer sexo pela primeira vez. Tudo depende de como são os parceiros, do local, da intimidade entre os dois, etc…

Mas como já mencionamos, nossa sociedade evolui e, assim, é totalmente possível (e importante) obter informações sobre sexo antes da primeira vez. Hoje está muito mais fácil fazer isso do que há décadas atrás, quando uma garota se casava sem saber praticamente nada sobre intimidades e uma relação sexual, não é?

Informar-se sobre sexo ajudará, com certeza, que você tenha uma primeira vez mais prazerosa, segura e tranquila. Ir para cama a primeira vez sem saber nada pode ser realmente traumatizante.

E qual a melhor forma de se informar? Geralmente lendo. Procure site sérios na internet que abordem o tema sexo e a primeira vez. Revistas também podem conter bons conteúdos, mas atente-se a qualidade da publicação.

Ainda existem os livros, que podem não tratar exatamente da primeira vez, mas abordam temas importante sobre sexo. Um deles é a prevenção. Isso mesmo, desde a primeira vez você deve proteger seu corpo e sua saúde, usando, por exemplo, o preservativo.

mulher e homem em sua primeira vez

Como fazer sexo pela primeira vez? – Parte  2

Há entrevistas também em canais de vídeos com especialistas em educação sexual. Esses conteúdos podem ser de grande valia para te deixar mais por dentro do assunto e não ir para cama com alguém pela primeira vez sem nenhuma informação. Mesmo porque tendo informação, você também poderá colocar os seus limites e até mesmo te ajudará a resolver se é hora para ter a primeira vez ou ainda não.

Outra forma é explorar seu corpo. Isso mesmo. Estamos falando da masturbação – um assunto que ainda gera vergonha na maioria das pessoas. Conhecer os pontos do seu corpo que te dão prazer ou aqueles onde você não gosta de ser tocada é uma ótima forma para ter preliminares estimulantes e muito importantes para a primeira vez.

A dica é que ao se masturbar você procure por pontos que te deem prazer e excitação sexual. A masturbação não deve ser encarada como um tabu, mas sim uma maneira natural de autoconhecimento. Não sinta vergonha de praticá-la mesmo antes da primeira vez. Você se conhecerá melhor e terá experiências muito mais gratificantes, especialmente, na primeira.

Além disso, para ter a primeira, a comunicação com o parceiro é fundamental. Seu parceiro deve saber que se trata de sua primeira, que você está cheia de dúvidas e receios. Assim, ele poderá ter mais calma com você e deixar as coisas acontecerem com mais naturalidade e tranquilidade.

Coisas que normalmente acontecem na primeira vez

Informar-se é super importante, como conhecer o próprio corpo e outros pontos que citamos. Porém, algumas coisas normalmente acontecem na primeira vez com praticamente todo mundo, principalmente as garotas. Durante a primeira vez esteja preparada para por exemplo:

  • Não ter uma relação sexual digna de filmes pornôs. Lembre-se que a é primeira vez e a desenvoltura sexual você vai adquirir com o tempo e a prática
  • O parceiro pode não ter sido perfeito. Por mais que ele tenha se esforçado, tente entendê-lo, nunca é fácil ter a responsabilidade de ser o primeiro parceiro de alguém
  • Você passará por momentos de vergonha, em relação ao ato em si e ao seu corpo
  • Você também poderá sentir insegurança, se questionando ainda se aquele é o momento certo para a primeira vez
  • Ficará, em alguns momentos, sem saber o que fazer. E isso é totalmente previsível, afinal, se trata da primeira vez
  • Não conseguirá relaxar totalmente nas preliminares, pois, possivelmente, estará pensando aonde tudo aquilo vai te levar
  • Sentirá medo da dor da penetração
  • Passará pela sua cabeça se conseguirá chegará até o final da relação
  • Não saberá o que falar ou fazer depois
  • Vai perceber que por mais que tenha idealizado a primeira vez e se preocupado com os detalhes, as coisas são impressíveis no sexo

Outras coisas também poderão acontecer, mas saiba que praticamente todas as sensações são normais, pois trata-se de algo muito importante que você estará fazendo pela primeira vez. Por isso é tão importante se informar antes, escolher um parceiro de confiança e saber que o sexo, assim como quase tudo na vida, a expertise se adquire com a prática e o tempo.

O que fazer antes do sexo

Como já mencionamos, você deve se informar, conhecer o seu próprio corpo, escolher o parceiro mais indicado. E de preferência, comparecer a um ginecologista – se você for mulher, ou a um médico, se for um homem. Isso para saber se sua saúde íntima e geral está em dia para poder ter a sua primeira.

Já em relação as horas que antecederão a primeira vez, tente encarar tudo como uma experiência boa e não tensa. A primeira vez não costuma ser maravilhosa, ela é apenas o começo da sua vida sexual. Portanto, relaxe.

Não perca tempo e energia tentando planejar cada detalhe do que fazer e falar. Como também já falamos, tudo pode ser imprevisível quando o assunto é sexo.

Tente se divertir primeiro com o parceiro, procurando ambientes calmos. Conversem bastante, deem risadas. Enfim, quanto mais natural o casal conseguir agir antes do sexo, melhor. Com certeza, a primeira fluirá com mais tranquilidade.

Dói na primeira vez?

pés de casal na cama

Essa é uma pergunta que a maioria das mulheres se fazem. Os homens não têm tanto problema com dor em relação a primeira vez.

Bom, a maioria das mulheres afirmam que a primeira costuma doer um pouco sim, pois trata-se da primeira penetração. O hímen é rompido causando um pequeno desconforto. Porém, essa dor é relatada como totalmente suportável pela maioria das mulheres.

Aliás, a dor pode persistir um pouquinho nas próximas vezes até desaparecer completamente durante as penetrações. Isso se deve mais a inexperiência da mulher que, por receio, acaba contraindo os músculos da vagina na hora da penetração.

Porém, se a dor for muito intensa e persistir por várias relações seguidas, é essencial que a garota procure um ginecologista para uma avaliação.

Mitos e verdades sobre a primeira vez

Muitos mitos e verdades existem sobre ela. A seguir, selecionamos os principais deles para você esclarecer as suas dúvidas sobre a primeira relação sexual:

  • Vai doer. Mito. A maioria das mulheres sente dor com o rompimento do hímen. A maioria não significa todas, concorda? Algumas simplesmente relatam que não sentiram dor alguma ao terem o hímen rompido.
  • Vai sair sangue. Mito. Algumas mulheres sangram na primeira, mas outras não. E o sangue costuma ser pequenos borrões, que se tratam dos pedacinhos do hímen rompido. Nenhuma mulher fica como se estivesse menstruada porque teve a sua primeira vez.
  • Não engravida. Mito. A mulher pode engravidar independente do número de relações que já teve. Basta que ela esteja sem proteção para que possa engravidar. Então, já sabe! Preservativo e, se possível, pílula anticoncepcional desde a primeira transa!
  • Tem idade certa para ter a primeira vez. Mito. Desde que a garota esteja consciente e tenha tomado todos os cuidados não há uma idade exata para ter a primeira transa. Algumas têm a sua primeira vez antes mesmo dos 18 anos e outras até mesmo depois dos 30! E isso não deve ser um tabu!

Mais Mitos e verdades interessantes sobre a primeira vez

  • É preciso saber tudo sobre sexo para não fazer feio na primeira. Mito. Se você está com essa ideia, é melhor repensar se está na hora de ter vez. Informar-se é importante para se sentir mais tranquila e se cuidar, mas ninguém – nem mesmo quem tem muita experiência – sabe tudo sobre sexo.
  • Se acontecer mais de uma relação na primeira vez, é preciso trocar o preservativo. Verdade. Preservativos só tem a capacidade de proteger as pessoas de uma gravidez indesejada ou de DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) quando usadas uma única vez. A cada relação, o preservativo deve ser substituído por um novo.
  • Remédios contraceptivos precisam de tempo para fazerem efeito. Verdade. isso porque as pílulas anticoncepcionais necessitam, geralmente, de um ciclo menstrual completo para terem eficácia contra a gestação (1 mês). Se você tiver a sua primeira vez antes desse tempo, não dispense o uso do preservativo para evitar a gravidez.

um casal antes da primeira vez

Dicas e Conselhos

Já mencionamos diversas dicas e sugestões sobre a primeira vez, não é? Que tal resumi-las então:

  • Escolha o seu momento certo
  • Opte por um parceiro de confiança
  • Informe-se sobre sexo
  • Se possível, visite um médico antes
  • Previna-se de gravidez indesejada e DST’s
  • Mantenha a calma e a tranquilidade. Não tente ter uma vez perfeita – pois ela dificilmente acontecerá como o planejado, podendo te deixar frustrada. Viva o momento com naturalidade

Vídeo pornô ajuda na primeira vez?

Os vídeos pornôs podem dar alguma noção do é uma relação sexual para quem nunca teve. Porém, esses filmes são feitos por profissionais experientes e a primeira vez não será igual você vê na telinha. Já para colocá-lo para assistir durante a primeira também pode deixar os parceiros constrangidos.

O ideal é guardar os vídeos pornôs para quando você tiver mais intimidade e desenvoltura com o sexo.

Pergunta dos leitores

Como é o sexo anal pela primeira vez?

Sexo anal ainda é um assunto polêmico. Geralmente há dor e sangramento na primeira vez, devido o esfincter do ânus não se expandir como a vagina faz, sendo necessário o uso de lubrificantes. E não se esqueça jamais de se proteger com o uso do preservativo.

Além disso, os parceiros – especialmente a mulher – tem de estar bastante disposta a ter esse tipo de experiência.