Quais as 20 Melhores Qualidade de Uma Pessoa Profissional? Veja Agora

O mercado está cada vez mais exigente. E para dificultar a situação os dados do país não são nada animadores…

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o ano de 2018 começou com um índice de desemprego de 12,2%. Isso representa cerca de 12,7 milhões de brasileiros sem emprego formal.


Assim, se torna essencial, mais do que nunca, ser um bom profissional. Isso tanto para se manter em um trabalho quanto para conseguir uma vaga.

Quais as melhores qualidades de uma pessoa profissional?

As empresas, geralmente, dão valor a características profissionais parecidas. Durante um processo seletivo, várias qualidades de um candidato a um posto de trabalho são avaliadas. E em um mercado tão competitivo, não ter uma delas pode ser fatal, eliminando o candidato de um processo de seleção.

De acordo com alguns especialistas em Recursos Humanos, entre as principais qualidades valorizadas por uma empresa em uma pessoa profissional são:

  •  Resiliência. É importantíssimo que um profissional tenha essa qualidade. Com as mudanças constantes nos dias de hoje, são muito valorizados os profissionais que têm a capacidade de lidar com mudanças e imprevistos, sem afetar o seu otimismo.
  • Liderança. Mesmo que o cargo não seja para liderar uma equipe, essa é uma importante qualidade em um profissional. Pessoas com espírito de liderança costumam motivar os colegas, além de terem mais iniciativa.
  • Competitividade. Nunca estivemos em um momento de tanta competitividade. Assim, um profissional que possuem ambição de se destacar no mercado junto com a empresa é muito valorizado pelas organizações.
  • Sinceridade. Não adianta dominar a profissão, se a pessoa não é sincera. Profissionais que assumem erros e dificuldades são melhores vistos do que aqueles que tentam, por exemplo, esconder as suas limitações.
  • Cooperativo. Atualmente, tudo é feito em equipe nas empresas. E ser um profissional que coopera com o grupo é essencial para conquistar ou manter um posto de trabalho.
  • Autocontrole. Momentos de estresse ou mesmo desentendimentos podem acontecer durante um trabalho. O bom profissional deve ter autocontrole. Ele pode (e deve) expor o que pensa, mas sempre de forma pacífica. Controlar-se na hora que problemas surgem também é essencial.

solidariedade é uma das melhores qualidades de uma pessoa

Mais qualidades essenciais para uma boa pessoa profissional

  • Ambição. Profissionais ambiciosos estão, geralmente, sempre procurando aprender mais e dar o seu melhor nas tarefas, indo além do esperado pela empresa. É uma característica essencial para ser um bom profissional.
  • Administração do tempo. As empresas, atualmente, costumam estar mais enxutas. Assim, o mesmo profissional, muitas vezes, tem de desempenhar diversas tarefas. E saber administrar o tempo, dando prioridade ao que é mais urgente, por exemplo, é uma característica fundamental para que o profissional dê conta de suas responsabilidades.
  • Criatividade. Empresas gostam e precisam de inovação. Profissionais criativos costumam ser melhores em propor mudanças e soluções e isso é tudo o que as empresas querem de funcionário.
  • Autoconfiança. Para ser um profissional competente é obrigatório ser uma pessoa autoconfiante. Não se trata de ser arrogante, mas ter confiança na sua própria capacidade é muito importante para fazer de alguém um bom profissional.
  • Motivação. Em tempos de competitividade, só os profissionais motivados sobrevivem. Motivados são aqueles que não medem esforços para cumprir com suas competências, propor solução, lutar para a empresa crescer, etc.
  • Segurança. Profissionais seguros sempre acham as melhores soluções. Assim, ter segurança em si mesmo também é essencial para fazer de uma pessoa um bom profissional. Profissionais inseguros costumam trazer prejuízos e nenhuma empresa quer isso, não é?

Quais os maiores defeitos de uma pessoa profissional?

Maus profissionais estão por aí, nas empresas. Infelizmente, ocupando, muitas vezes, o lugar de profissionais bem melhores.

Mas o que faz de uma pessoa um profissional com defeitos? Veja a seguir algumas características que podem ser consideradas grandes defeitos profissionais:

  • Não ter iniciativa: ficar esperando ordens para algo acontecer, não saber tomar decisões ou não propor soluções fazem, por exemplo, uma pessoa ser um mau profissional.
  • Falta de Criatividade: ficar na mesmice, nunca propor mudanças ou não saber o que fazer em situações atípicas são as características de profissionais com esse tipo de defeito.
  • Não saber trabalhar em equipe: não aceitar ideias alheias, querer tudo do seu jeito, não conseguir dividir tarefas. É um grande defeito que um profissional pode ter hoje em dia, onde a boa convivência é tão valorizada pelas  empresas.
  • Não ter ambição: falta de curiosidade, falta de interesse em aprender coisas novas, falta de motivação para propor soluções ou mudanças, São algumas das características de alguém sem ambição profissional. Atualmente, as empresas estão dispensando pessoas com esse defeito, que não agregam nada à organização.

Mais defeitos de um mau profissional

  • Não respeitar a opinião alheia: algumas pessoas estão muito tempo em um cargo ou dentro de uma empresa e têm dificuldade de considerar ou até respeitar opiniões ou outros pontos de vistas. Para uma boa convivência profissional e bons resultados para a empresa é muito ruim contar com uma pessoa com esse defeito dentro de uma equipe.
  • Se por no lugar do cliente: saber como gostaria de ser tratado, conhecer as necessidades do cliente e suas expectativas é uma qualidade muito importante no mercado competitivo de hoje. Quem não conhece o seu cliente, dificilmente fará um bom trabalho e obterá bons resultados para a empresa.
  • Preparo: profissionais que não se preparam para o mercado é um defeito. Dificilmente pessoas assim conseguem boas oportunidades.

Quais as qualidades de uma pessoa de caráter?

duas pessoas conversando

Um bom profissional, além de tudo que citamos até aqui, também precisa ser uma pessoa de caráter. Algumas das principais qualidades que indicam que uma pessoa tem um bom caráter são:

  • Honestidade para a pessoa está acima de tudo
  • Pessoas de caráter  tendem a respeitar mais as diferenças
  • Uma pessoa de caráter sempre costuma ser um bom exemplo
  • Pessoas de caráter não agem com maldade
  • Alguém de caráter consegue ter empatia por outras pessoas, ou seja, sabe se colocar no lugar  do outro
  • Outra característica de pessoas de caráter é que elas também costumam evitar julgar o próximo

Quais as qualidades de uma pessoa de sucesso?

O sucesso é algo alcançado. Ninguém está fadado a ser um fracassado ou uma pessoa de sucesso. O que ela uma pessoa ao sucesso, geralmente, é um conjunto de qualidades. Veja as principais delas:

  • Resistência: todos passam por conflitos e problemas. Tem maiores chances de crescer e alcançar o sucesso quem enfrenta essas dificuldades, se tornando mais forte e experiente.
  • Compromisso consigo mesmo: trata-se de ser fiel a si mesmo, aos seus valores. Não confunda, porém, com inflexibilidade. Essa qualidade é respeitar a si mesmo. Pessoas assim têm mais chances de alcançar o sucesso do que aquelas que agem contra os seus próprios valores – o que abaixa a auto-estima e o senso de valor pessoal.
  • Aprender sempre: pessoas de sucesso estão sempre aprendendo, seja com fatos grandiosos ou coisas mais simples do dia a dia. Quanto mais aprendemos, mais sucesso teremos, pois saberemos lidar com muito mais situações.
  • Perseverança: não se trata de ser teimoso. Persistência é lutar por coisas possíveis. Pessoas com perseverança se dão melhor em tudo na vida, incluindo o ambiente profissional.
  • Comunicação: comunicar-se bem e com clareza faz da pessoa um profissional e um colega de trabalho melhor. Não se trata de conversar com todo mundo ou não parar de falar, mas se comunicar com assertividade e saber se fazer entendido pelos demais.

Mais qualidades de uma pessoa de sucesso

lampada na mão de um homem

  • Equilíbrio: uma pessoa desequilibrada dificilmente alcança o sucesso. Equilíbrio é uma das palavras de ordem para ser alguém de sucesso, além de um bom profissional.
  • Correr riscos: atingir objetivos inclui correr riscos. Alguns riscos devem ser considerados e enfrentados. Só assim adquirimos experiência e mais autoconfiança – características fundamentais para o sucesso. Acomodar-se, jamais!
  • Detalhismo: grande criações e ideias podem estar em pequenos detalhes, Pessoas que prestam atenção em peculiaridades e não apenas no todo têm grandes chances de ter ideias e soluções surpreendentes – levando-as ao sucesso.
  • Calma: qualidade fundamental para ter sucesso. Ninguém consegue obter êxito em nenhuma área da vida se não tiver calma. Calma para obter resultados, calma para resolver problemas, calma para lidar com pessoas difíceis, etc.
  • Criatividade: não existe sucesso sem criatividade. A criatividade deve estar presente em tudo, sempre é uma ótima ideia ter soluções diferentes para, por exemplo, executar tarefas ou resolver problemas.
  • Adaptável: o sucesso depende também de saber se adaptar a mudanças, a lidar como imprevisível. Considera-se uma pessoa adaptável? Comemore, pois o sucesso é para pessoas como você!
  • Seguro de si: ser inseguro nunca levou alguém ao sucesso. Se você sofre de insegurança, trate de resolver isso logo. Nem que precise recorrer a um terapeuta para isso. Sem segurança em si mesmo não há lugar para o sucesso.
  • Motivação: é outra característica fundamental para se obter o sucesso. Ficar esperando que as coisas aconteçam nunca levou ninguém a altos lugares.
  • Autoconfiança: é preciso acreditar em si para alcançar o sucesso. Caso você não confie em si, quem irá confiar?

Quais qualidades mencionar em uma entrevista de emprego?

Temos de ter cuidado na hora de mencionar qualidades em uma entrevista de emprego. Devemos ser sincero dizendo o que achamos que temos de bom. Mas, lembre-se nada de se super valorizar ou mentir qualidades que você não possui.

Assim, durante uma entrevista de emprego, algumas qualidades que você pode mencionar ao recrutador são:

  • Organização
  • Flexibilidade
  • Bom Relacionamento
  • Facilidade em se Comunicar
  • Sinceridade
  • Criatividade
  • Proatividade
  • Pontualidade

Quais as melhores qualidades de uma pessoa feliz?

Independe da classe social ou condição financeira, algumas qualidades são fundamentais para fazer de alguém uma pessoa feliz. A seguir, você conhece as principais características para a felicidade:

  • Autoestima
  • Gratidão
  • Otimismo
  • Equilíbrio
  • Coragem
  • Integridade
  • Bons pensamentos