O Que Fazer Quando o Amor Acaba no Namoro ou no Casamento?

Poucas coisas nos trazem mais tristeza do que quando o amor acaba. Seja qual for o motivo que levou o relacionamento ao fim, esse momento sempre costuma ser doloroso para ambos.

Mas como diz o ditado: a vida segue…

O que fazer quando o amor acaba no namoro?

Muitas pessoas se sentem confusas sobre o que fazer quando acaba um namoro. Isso porque estamos acostumados com a presença da pessoa e uma rotina em comum.

Com o fim do ano e do namoro, devemos refazer nossas vidas, dando a ela novos sentidos.É a melhor forma de superar essa fase delicada e triste da vida.


A seguir, você confere uma série de atitudes que você pode adotar, que são muito boas para ajudar a ultrapassar o fim do amor e do namoro:

  • Respeite-se. Não há problema algum passar alguns dias na pior. Isso é normal para praticamente todo mundo que termina um relacionamento. Chore e lamente-se o quanto quiser. Depois, comece a dar a volta por cima, tornando o sofrimento mais ameno
  • Sem pressa! Tem gente que quando termina um relacionamento, já começa a procurar outra pessoas. Oras, isso não costuma passar de uma fuga. É como se a pessoa não quisesse enfrentar a tristeza de um fim, já começando outro relacionamento. Evite esse tipo de atitude. Com o tempo, quando o ex amor for realmente alguém do passado, novas companhias aparecerão
  • Aproveite para curtir a presença de amigos e familiares. Quando estamos em um relacionamento, automaticamente, passamos menos tempo com os amigos e os familiares, ficando mais com o parceiro. Já que o amor acabou, se reaproxime de novo dos amigos e familiares. Isso ajuda muito a superar a fase do fim da relação. Você perceberá que há outras companhias interessantes na sua vida, que não seja necessariamente um parceiro afetivo

mulher não querendo falar com o homem

O que fazer quando o amor acaba no namoro? – Parte 2

  • Viaje. Sabe aquela viagem que você queria fazer, mas não dava certo por causa do relacionamento? Prepare-se para realizá-la e se aventurar. Com certeza você voltará mais renovado e cheio de energia para uma nova vida
  • Não tente ficar sabendo por onde o/a ex anda e o que ele/a está fazendo. Se for preciso, exclua temporariamente redes sociais para não se sentir atraído/a por vasculhar na vida do/a ex.
  • Mude a sua rotina. Se sexta era dia de sair com o/a não significa que você tenha de ter um programa obrigatório nesse dia. Caso não tenha nada programado, pode ficar na sua casa, assistindo um bom filme, por exemplo.
  • Recupere-se para se envolver. A recuperação de um ex amor é inevitável. Com certeza, cedo ou tarde, você irá superar. Porém, atenção ao se envolver com uma nova pessoa. Apenas faça isso quando realmente o/a ex for coisa do seu passado .

O que fazer quando o amor acaba no casamento?

Casamento é um compromisso bem mais sério entre duas pessoas do que um namoro. Nesse caso, vale pensar se a relação está passando apenas por um crise ou se realmente o amor acabou.

Caso seja apenas uma crise, tentem juntos superar esse problema e fazer o relacionamento florescer de novo – nem que seja preciso recorrer a uma terapia de casal. Mas…se o amor realmente acabou é hora de ponderar se vale a pena manter-se casado/a, mas no fundo estar só e o pior: infeliz.

Sinais de que o amor acabou no relacionamento

Esteja atento para identificar os sinais de que o amor acabou no relacionamento. Os principais deles são:

  • O parceio se tornou extremamente crítico em relação a você. Só te coloca para baixo
  • O parceiro mostra total falta de interesse por você, em praticamente todos os sentidos
  • Não há mais a parceria e a cumplicidade de antes
  • Brigas e discussões tornaram-se mais constantes
  • Não existem mais planos juntos para o futuro

Afinal, o amor acaba?

Sim, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o amor pode acabar, sim. E quando ele acaba não significa que quando ele existia ele não era verdadeiro.

Desgaste, outras pessoas, planos que se tornam com o tempo divergentes, muitas diferenças entre o casal e outros motivos são causas que podem fazer um amor acabar.

Frases de quando o amor acaba

quando o amor acaba ilustração

” Foi bom enquanto durou. ”

” O amor acabou, mas o respeito e o carinho continuam. ”

” O amor chegou ao fim, mas a vida segue. ”

” Sempre é possível amar de novo. ”

Poema de quando o amor acaba

Um poema que traduz bem quando o amor acaba é de autoria de Gabriella Beth Invitti. Veja

“O amor quando já não é o mesmo e acaba, ou quando o destino dá seu término – conta com o tempo, que ameniza o sofrimento, que cura pouco a pouco as feridas e a saudade, e tira do centro das atenções a pessoa amada.

Mesmo que venha amar outra pessoa. Se já havia de amar, e esqueceu por completo… Se ao ver o “ex-amor” o coração não bater num ritmo de saudade, às vezes de dor, ou de mera paz e felicidade por vê-la. Culpe-se! Tu mentiste que amava.Não se esquece um amor, se ama outra vez. ”