→ Como Lidar com a Sogra? Aprenda Como Conviver em Paz! Dicas

Quando um casal se une, é porque escolheram viver juntos e construir uma vida. No entanto, junto com o companheiro vem junto a sua família, incluindo a sogra.

O fato é que sempre escolhemos a pessoa com a qual queremos estar para o resto da vida, mas não escolhemos a sogra. Ela vem de “brinde” nesse pacote.


Justamente por isso é que podem surgir algumas desavenças. No entanto, é importante que haja uma harmonia para uma vida mais feliz.

O que nunca dizer para sua sogra?

Como já foi dito, sogra não se escolhe. No entanto, é importante ter uma boa convivência com ela para ter uma vida saudável em casal. Sendo assim, existem algumas coisas que nunca devem ser ditas para a sogra, tais como:

  • Não precisa avisar, você pode vir sempre que quiser!

Pense bem antes de dizer isso. Claro que a sogra pode ser sempre muito bem-vinda, mas se ela sequer avisar a sua visita, pode acabar se tornando um incomodo, atrapalhando planos e causando problemas para o casal.

  • Eu não solicitei sua opinião!

Ouvir a opinião de uma pessoa, não significa que você precisa segui-la. Ser tolerante é fundamental. Depois, você faz como achar melhor para você. Se a sogra insistir, seja assertiva e diga que sua decisão não é negociável.

  • Você deveria ter ensinado seu filho/filha a ser um marido/esposa melhor

Isso é como uma bomba e nenhuma mãe gosta de ouvir esse tipo de comentário sobre o próprio filho. Sendo assim, cuidado!

  • Eu prefiro estar com a minha família

Ficar criando situações de concorrência entre as famílias é pedir para que aconteçam desentendimentos. Pense que se você prefere estar com a sua família, seu parceiro pode preferir a dele. Dessa forma, ambos precisam ceder e isso não precisa se tornar público.

  • Eu quero tal coisa de herança

Isso certamente cria uma impressão de que você quer que a sua sogra morra logo. Mais do que isso, vale lembrar que herança é algo que deve ser resolvida entre pais e filhos sem envolver genros e noras.

  • Estamos sem tempo para visita-la

Mesmo que a sogra queira ver vocês mais do que vocês a ela, é importante ser delicado e sensível, sem menosprezar o sentimento dela.

sogra no meio do casal

Principais erros das sogras

Como já foi dito, a convivência entre sogras e noras e genros é algo imposto. Por isso, nem sempre é fácil tornas essa convivência pacífica e harmoniosa. Além disso, embora genros e noras também cometam erros, as sogras não ficam para trás. Veja alguns erros comuns das sogras:

  • Achar que ainda é a protetora do filho

Se o filho já é adulto suficiente para estar em um relacionamento, ele já sabe se cuidar. Portanto, um grande erro é se meter na relação do filho para protege-lo em uma briga ou algo assim. Depois o casal se entende e a sogra ainda fica mal com a nora.

  • A sogra não deve impor sua experiência

É importante entender que sua nora não tem a mesma experiência de vida que você. Ela pode não saber fazer uma ceia tão gostosa ou manter a casa tão limpa, mas se o seu filho está satisfeito, é isso que importa. Se ele não estiver satisfeito, cabe a ele resolver. Deixe suas criticas para você mesma!

  • Fazer chantagem emocional

Não tem nada pior do que uma sogra que usa chantagem emocional para conseguir o que quer. Isso cria um clima desagradável e torna a relação cansativa.

  • Deixe o trabalho dos especialistas para os especialistas

Claro que as mães normalmente possuem mais experiência, mas também não são especialistas em tudo. Portanto, a ogra deve se colocar no sue papel e deixar para os especialistas o seu trabalho.

Como ter uma boa convivência com ela

Primeiramente, as noras e genros precisam entender que as sogras são pessoas mais experientes. Claro que elas podem ser invasivas e passar dos limites muitas vezes. No entanto, assim como você gosta da sua mãe, seu companheiro deve gostar da dele. Por isso é importante ter uma boa convivência. Ainda mais quando se tem filhos.

Por isso, o mais importante de tudo é que o casal consiga conversar entre si. Ambos deve estar alinhados quanto aos limites que devem ser dados aos pais.

Além disso, é importante ser maduro. Isso quer dizer que, ao invés de ficar fazendo provocação e dando indiretas, as coisas sejam resolvidas de forma clara e amável. Nem sempre é preciso confronto, basta estabelecer limites claros.

Dicas para lidar com sua sogra

Veja agora algumas dicas muito importantes para lidar com a sogra e conseguir uma convivência mais agradável com ela:

  • Reflitam juntos: quando existe muitos conflitos, o casal deve pensar junto sobre o espaço dado à pessoas de fora na sua relação. Esses conflitos demonstram que o casal ainda não conseguem formar uma parceria para a resolução de problemas a sós. Evite interferências.
  • Repense suas atitudes: muitas vezes é o próprio casal que convida a sogra a interferir na sua relação. Repense se estão casados ou ainda dependem da família.
  • Não exponha suas brigas: nenhuma mãe gosta de ficar contra o filho. Então, quando brigarem, mantenham a briga entre vocês, evitando o envolvimento de outras pessoas.
  • Conversa franca e amável: se você acha que a sua sogra está passando dos limites em algum ponto, ou mesmo se omitindo quando poderia participar mais, converse com ela. Ninguém gosta de ser um incomodo e uma conversa gentil pode ser muito útil.

Mensagem de aniversário para a sogra

No dia do aniversário da sua sogra, pense em uma mensagem amável e carinhosa. Mesmo que a relação de vocês não seja das melhores, foi ela que deu a vida ao seu amor. Por isso, um pouco de carinho e compreensão podem cair bem.

sogra se intrometendo

Piadas engraçadas sobre sogra

Realmente, a relação com as sogras não é algo fácil. Por isso, surgem diversas piadas engraçadinhas a esse respeito, afinal, rir ajuda a tornar a vida mais leve. Então, veja algumas piadas de sogra logo a seguir.

Piada 1:

O genro chega para um amigo e diz: minha sogra morreu e eu não sei se vou trabalhar ou se vou no enterro dela, o que você acha? O amigo responde: primeiro o trabalho, depois a diversão!

Piada 2

O genro chega até a sogra e diz: sogrinha, eu queria que você fosse uma estrela! A sogra intrigada, pergunta o porque. O genro responde: por que a estrela mais próxima está a milhões de quilômetros da terra.

Piada 3

Na sala de espera do hospital, o médico chega nervoso para falar com o homem e diz: tenho uma notícia péssima par lhe dar… a cirurgia que realizamos na sua mãe… O homem interrompe: não, Dr., ela não é minha mãe e sim minha sogra. O médico diz: então, nesse caso, eu tenho uma boa notícia para o sr.

Sem dúvida a relação com a sogra não é simples, mas com amor e carinho de ambas partes é possível ter uma vida tranquila e em harmonia.