Trabalhar Em Casa – Quais as Vantagens e Desvantagens? Vale a Pena?

Trabalhar em casa é uma modalidade que vem crescendo muito nos últimos anos. No entanto, assim como qualquer tipo de trabalho, ele possui suas vantagens e desvantagens. Isso sem falar na grande variedade de possibilidades que essa nova forma de trabalho permite.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre trabalhar em casa, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?!


Por que trabalhar em casa?

Existe uma série de motivos que contribuem para a decisão de quem quer trabalhar em casa. Isso porque essa modalidade de trabalho, realmente oferece uma grande quantidade de benefícios ótimos. Veja alguns:

  • Conforto: nos dias frios, enquanto coloca seu trabalho em dia, você pode ficar com uma roupa quentinha, de pantufas e tomando um chá. Isso sem enfrentar transporte público lotado, chuva ou perder horas no transito.
  • Você controla seu horário: isso é bom, desde que seja bem administrado. Ao trabalhar em casa você não precisa cumprir horas em uma empresa. Se você está rendendo, continua trabalhando. Se não, pode parar, dar uma volta e retornar quando se sentir mais criativo.
  • Dinheiro extra: caso você escolha essa modalidade como um extra, pode trabalhar nela depois do seu emprego fixo e ainda garantir um dinheiro a mais no fim do mês.
  • Flexibilidade: com você mesmo cria seus horários, pode ir à uma consulta médica durante a semana, pode ir resolver algum assunto de banco, entre outras coisas. Tudo sem se preocupar em ter que dar satisfação.

Vantagens de trabalhar em casa

Não existem dúvidas que trabalhar em casa apresenta uma série de vantagens inigualáveis se comparado com um trabalho presencial regular. Então, vamos ver algumas vantagens dessa modalidade de trabalho:

  • Economia: trabalhando em casa você economiza o dinheiro do almoço, pois pode almoçar em casa, o transporte e seu tempo de ir e vir do trabalho num transito caótico. Tudo isso pode resultar em mais tempo para produzir.
  • Saúde: o transito e o tempo perdido nele são fatores que geram muito estresse. Isso sem falar nas cobranças dos chefes e competição entre colegas. Sendo assim, trabalhar em casa resulta em mais saúde e menos estresse.
  • Sem rotina: sem dúvida a rotina é algo maçante e improdutivo. Ao trabalhar de casa você pode fazer seus horários da forma que quiser, podendo realizar outras atividades diárias.
  • Sem hora para acordar: como é você que faz seus horários, você pode acordar a hora que quiser para trabalhar. Isso permite que você trabalhe nos seus horários mais produtivos.
  • Mais tempo livre: em empresas, mesmo que você termine seu trabalho, não pode ir pra casa descansar. Trabalhando em casa, você pode terminar seu trabalho cedo e tirar o resto do dia livre. Com isso, você possui tempo de qualidade para aproveitar seu dia.
  • Mobilidade e liberdade: trabalhar em casa não significa apenas trabalhar em casa. Se o seu trabalho é através da internet, você pode fazê-lo de qualquer lugar que tenha conexão.
  • Conforto: você pode escolher como trabalhar, como organizar seu ambiente, seus horários e a sua vida para que seja produtivo.

homem trabalhando em casa

Desvantagens

Como a vida não é só flores, obviamente existem algumas desvantagens para quem quer trabalhar em casa. Por isso, é preciso ponderar antes de tomar qualquer decisão importante. Veja algumas desvantagens do trabalho em casa:

Diminuição na produção:

Para trabalhar em casa é preciso ter bastante disciplina. Isso sem falar em força de vontade para focar no trabalho sem ceder às distrações. Por isso é importante ser rigoroso com horários de trabalho a fim de não comprometer seus prazos.

Lembre-se que normalmente para quem trabalha em casa, a rentabilidade está intimamente ligada á produtividade. Portanto, foco e disciplina são essenciais.

Trabalho em excesso

Novamente, é preciso lembrar que na maioria dos casos o rendimento está ligado ao ganho. Por isso, uma armadilha comum é acabar trabalhando demais. Pior ainda quando se trabalha mas horas por causa da baixa produtividade.

O mais importante é estabelecer limites de trabalho, prazos bem definidos e disciplina para cumprir o que deve no horário determinado.

Mistura de lazer e trabalho

Trabalhar em casa pode ser uma armadilha quando não se sabe separar lazer e trabalho. Isso porque temas do dia a dia e de trabalho podem se misturar, fazendo com que você tente resolve-los ao mesmo tempo. É preciso saber separar as coisas.

Trabalhar pouco

Trabalhar em casa, de forma nenhuma, significa não trabalhar. Então, lembre-se de ter metas e cumpri-las e não deixe de trabalhar, afinal, essa é uma armadilha bastante comum.

Lembre-se que a falta de compromisso é u problemas e o trabalho não deve ser menos importante que os demais compromissos da sua rotina.

Isolamento social

Ao trabalhar em uma empresa, você irá ter contato com uma série de pessoas ao longo do dia. Isso não acontece quando trabalha na modalidade Home Office. Por isso, pense bem, pois muitas pessoas não lidam bem com esse afastamento social.

Nesses casos, é preciso avaliar bem e talvez procurar outras formas de interação, como cursos, passeios e etc.

O fato é que existem inúmeras vantagens e desvantagens no que diz respeito a trabalhar em casa.

Ideias de serviços para trabalhar em casa

O que não faltam são opções de trabalhos das mais variadas ordens que podem ser realizados em casa. Veja algumas ideias de serviços para trabalhar em casa:

Artesanatos

Esse nicho é extremamente amplo e oferece muitas opções de trabalho remoto. O mais importante é identificar quais são suas habilidades e procurar como utiliza-las.

Podem ser sabonetes, caixas de mdf, crochê, bijuterias, estamparia, adesivos… a variedade é grande para você escolher. A dica é pensar em produtos que gere compras recorrentes.

Alimentos

Alimentos caseiros são sempre uma boa ideia e permite que se explore diversas opções. Lanches fit e pratos saudáveis estão em alta. No entanto, doces, tortas e bolos sempre terão seu lugar garantido.

E-commerce

mesa de quem quer trabalhar em casa

Essa é uma opção bastante lucrativa e que não exige que você tenha alguma habilidade de produção. No entanto, exige muita energia e organização para fazer dar certo, bem como um investimento. Além disso, deve-se ter uma boa estratégia para que o retorno financeiro seja vantajoso.

Obviamente, a medida que o e-commerce vai crescendo, vão sendo necessários mais recursos, tais como um estoque maior, melhora na logística e outros. Uma boa opção pode ser o dropshipping.

Blogs

Existem muitos blogueiros profissionais, que ganham a vida com isso. Então, se você tem a habilidade de escrever, essa pode ser uma excelente maneira de trabalhar em casa.

Produção de conteúdo

Você ainda pode procurar blogs e pessoas que precisem de conteúdos digitais para produzir para eles. Você pode vender conteúdos em texto, ebooks, vídeo-aulas e etc.

Afiliado

Como um afiliado, o que você precisa fazer é promover os produtos de terceiros. Nesse caso, você ganhará um percentual sobre a venda do produto divulgado.

Vale lembrar ainda que existem diversos sites confiáveis no qual você pode se cadastrar, evitando riscos.

Consultoria

Se você é bom em alguma área, pode ajudar as pessoas a nortearem suas vidas. Com a sua experiência, você pode aconselhar pessoas menos experientes em um determinado assunto que domine. O melhor é que tudo pode ser feito por Skype mesmo.

Aulas particulares

Use o seu conhecimento par ensinar as pessoas um determinado conteúdo que elas não saibam. Você pode até criar vídeo-aulas, montando um curso sobre algo que domine.

O fato é que o que não faltam são opções para trabalhar em casa. Você ainda pode trabalhar com:

  • Desenvolvimento web
  • Design
  • Promoção e venda de publicidade online
  • Canal do Youtube
  • Edição de vídeos
  • Traduções
  • Coaching
  • Estética
  • Personalização de produtos

Trabalhar em casa X Ter o próprio negócio

homem trabalhando com criança no colo

Ao trabalhar em casa, você pode ter o seu negócio próprio ou realizar um trabalho remoto. É importante estar atento para isso a fim de entender bem o que cada um significa.

  • Trabalho remoto

Nesse caso você não irá a um lugar físico para trabalhar, podendo fazer isso de qualquer lugar. Você pode ser um colaborador comum, tendo um contrato, ou ainda atuar como freelancer.

No caso do contrato, você tem direito a todos os benefícios de um empregado e carteira assinada. Como freelancer, você receberá pelo trabalho prestado, sem vínculo com uma empresa ou pessoa.

Essas duas são excelente maneiras para que não quer se envolver em trabalho administrativo que ter um negócio exige.

  • Negócio próprio

Se você optar por ter seu negócio, ter independência financeira e ser seu próprio chefe, as coisas são um pouco diferentes. Isso porque 6 em cada 10 empresas fecham-se antes de completar 5 anos.

Para isso, é preciso ser multitarefa, entendendo que o empreendedorismo compreende identificar oportunidades e problemas. Sabendo isso, fica mais fácil escolher.

Como trabalhar em casa?

Como você já viu, é preciso foco e disciplina para trabalhar em casa. O melhor de tudo, no entanto, é que você pode começar como algo extra, para ver se da certo. Assim, você pode levar o trabalho em casa, paralelo com seu trabalho regular antes de jogar tudo pro alto.

Veja algumas dicas importantes de como trabalhar em casa:

  • Seja organizado: o ambiente bagunçado não favorece a produtividade e vai atrapalhar seu rendimento.
  • Tenha preparação financeira: pode ser que no começo você não ganhe tanto. Então, se prepare financeiramente para suportar o início dessa nova etapa, bem como para a possibilidade de um investimento.
  • Privacidade: se você mora com mais pessoas, reserve um local para trabalhar e peça privacidade. Você vai precisar.
  • Prioridades: isso irá ajudar na produtividade e a cumprir seus prazos.
  • Otimização de tempo: existem diversas ferramentas para otimizar seu tempo. Use-as a seu favor;
  • Bom suporte: é importante ter um bom lugar para trabalhar, uma internet boa e um bom equipamento, de acordo com o que você necessita.

Como ganhar dinheiro trabalhando com artesanato

Existe uma grande variedade de produtos artesanais que você pode fazer para ganhar dinheiro. Isso varia desde produtos de higiene, até os alimentícios, veja opções:

  • Sabonetes artesanais
  • Camisetas personalizadas
  • Estamparia
  • Bijuteria
  • Doces
  • Bolos e tortas
  • Pães artesanais
  • Comidas e lanches fit
  • Agendas e cadernos personalizados
  • Miniaturas de latinhas
  • Luminárias de recicláveis
  • Biscuit
  • Crochê
  • Pintura em tecido
  • Artigos para casa
  • Patchwork
  • MDF
  • Artesanato com caixotes de feira

As melhores máquinas para trabalhar em casa

As melhores máquinas vão depender do que você escolheu fazer. Em determinadas situações, você vai precisar de um bom computador. Em outras, de uma boa máquina de costura. Já em outras, pode ser preciso um bom fogão ou forno.

Dicas ao trabalhar em casa

O mais importante de tudo é escolher um lugar tranquilo e sossegado da sua cada para trabalhar. Peça privacidade caso more com mais alguém e mantenha tudo organizado, pois facilita a produtividade.

Por fim, tenha foco e organização para manter a rotina. Trabalhar em casa pode ser um problema para quem não se organiza.