Traição – Como Superar? Quais os Sinais de Traição? Tem Perdão?

A maioria das pessoas, em algum momento de suas vidas, já passou por uma traição. Embora seja algo difícil e duro de lidar, infelizmente não é algo incomum. O fato é que todo mundo já passou por essa experiência, seja com namorados, amigos, colegas de trabalho e outros.

Mais do que isso, existem pesquisas que revelam que mais de 70% das pessoas já traíram alguma vez. Então, se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto que, sem dúvidas, não é nada fácil, continue lendo e saiba um pouco mais sobre ele. Vamos lá?!

Sinais de uma traição

Embora a traição seja algo feito para ficar escondido, como não poderia ser diferente, ela apresenta sinais claros, embora eles não seja uma regra. Mesmo assim, veja alguns sinais que podem indicar uma traição:

1 – Trabalho

Tem pessoas que vivem reclamando do trabalho, mas de uma hora para a outra, viram um empregado padrão. A partir de então, começam a chegar mais tarde, especialmente nas sextas-feiras.


Pois bem, fique de olho. Isso vale especialmente para quando a pessoa fica mais cansada ao chegar, começa a trabalhar aos finais de semana ou viajar à trabalho. Sinal de alerta!

2 – Mudança de humor

De uma hora para a outra a pessoa ficou cheia de “não-me-toques”. Isso é sinal de que os níveis de estresse e irritação dela estão altos e passaram a acompanhar o relacionamento entre vocês. Normalmente, nesses casos, o parceiro que trai já não tem mais tanta paciência para conversar ou ficar junto.

3 – Atividade sexual

É normal que haja uma mudança no desejo sexual de quem está traindo. Muitas vezes, ocorre uma grande seca na vida sexual do casal. Isso porque o parceiro que trai anda muito satisfeito e cansado para procurar por sexo em casa.

Vale lembrar que o oposto também pode acontecer. Isso quer dizer que, do nada, o parceiro pode simular um interesse repentino por sexo. Isso é para que nãos e desconfie de que ele tem investido uma parte do seu desejo sexual fora.

Enfim, se houve uma mudança na cama, atenção, pode ser um sinal de traição!

um homem traindo uma mulher

4 – Sinais visuais

Esse e o tipo de sinal que só não vê quem não quer! Antes a pessoa não costumava se arrumar, mas agora não sai de casa um bom penteado, perfume, roupa e etc. Caso isso aconteça, fique de olhos bem abertos!

5 – Difícil de encontrar

Sabe aquela pessoa que está sempre ocupada? No trabalho, está sempre em reunião ou não pode atender. se liga pra casa, saiu pra comprar pão, ir ao supermercado e não está. No final de semana, foi visitar aquele parente distante que não vê há anos.

O fato é que quando a pessoa começa a se ausentar da sua vida, é sinal de alerta.

6 – O celular

Não existe sinal mais claro e que causa mais briga do que um celular. Agora pense: se o parceiro não tem nada a esconder, porque vive escondendo o celular? Porque fica nervoso quando o celular toda e você está perto? Ele prefere ler as mensagens longe de você?

Pois bem, sem dúvidas, esse é mais um sinal de traição. Por isso, converse com a pessoa, esclareça dúvidas, fale o que incomoda. Ninguém deve ficar com ninguém por obrigação.

Tipos de traição

Muita gente não sabe, mas existem diferentes tipos de traição, de acordo com especialistas. Veja quais são:

  • Comprometimento condicional: o indivíduo não está completo na relação e fica flertando com outras pessoas, mesmo comprometido
  • Intimidade não sexual: o traidor mantem uma relação íntima com outra pessoa, trocando confidências pelas costas do parceiro.
  • Mentiras: o indivíduo mente até sobre coisas banais pois está cansado de discutir.
  • Aliados contra o parceiro: o traidor se une a uma terceira pessoa para falar mal do parceiro.
  • Frieza e ausência: o parceiro que trai não identifica necessidades emocionais do cônjuge e não se esforça em tentar.
  • Perda de desejo sexual: como tem atração por outro, o traidor não sente desejo pelo parceiro.
  • Falta de respeito: não há preocupação em ser amoroso ou gentil. A indiferença se torna parte da relação.

Como descobrir?

Como já foi dito anteriormente, existem sinais que demonstram que algo não vai bem na relação e que pode estar havendo uma traição. Veja algumas dicas importantes para descobrir:

  • Observe a rotina: se houver uma mudança, com chegadas mas tarde, desconfie!
  • Humor alterado e briguento: é comum que a pessoa que trai acabe descontando a vergonha que sente em seu parceiro.
  • Comunicação: caso ao comunicação esteja comprometida, embora seja clichê, é um sinal de traição.
  • Mudanças de interesses: se ocorrerem mudanças significativas de interesses, fique atento. Isso porque quando uma pessoa passa bastante tempo com outra, ela começa a adotar hábitos e gostos dessa outra.

Além de ficar atento, você pode conversar com seu parceiro. Como você conhece ele, saberá identificar mudanças ou possíveis mentiras.

O que fazer quando se descobre uma traição?

A primeira coisa a se fazer depois de uma traição é aceitar a dor. Sinta-a e não gaste seu tempo culpado aos outros. O mais importante é definir um limite para esse sofrimento, seja uma semana ou 15 dias. Você ainda pode decidir entre sofrer só ou dividir o eu sente com uma amiga.

O segundo passo é entender o motivo da traição. Porque isso está acontecendo na sua vida? Reflita sobre o motivo do eu parceiro ter procurado por outra pessoa.

Isso irá ajudar no futuro a entender melhor novas relações. Se a pessoa queria algo que você não podia oferecer, se você simplesmente não deu o que a pessoa queria e etc. De forma alguma se culpe. Isso serve apenas para melhorar no futuro.

O último passo é levantar a cabeça e seguir em frente. De fato ninguém merece ser traído. Mesmo que ocorra um problema, o mais justo é terminas com o parceiro antes e procurar outra pessoa.

Analise o que foi sua culpa e o que foi culpa do outro. é importante avaliar-se também, mas tudo a seu tempo. Com isso é possível construir um relacionamento melhor no futuro.

um casão após a traição

Tem ou não perdão?

Primeiramente, vale lembrar que perdoar não significa esquecer. Assim sendo, só depende de você perdoar ou não. Há quem conviva bem com o fato de uma traição e consiga relevar o erro em detrimento de todos os momentos bons.

No entanto, existem pessoas eu não lidam bem, guardam rancor e acabam transformando a relação em um verdadeiro pesadelo. Nesse caso, não há um perdão de verdade e sempre que possível o assunto vai voltar a tona e machucar ambos.

Então, o perdão a uma traição existe se você realmente consegue perdoar a pessoa. No entanto, vale avaliar o motivo desse perdão.

Perdoes somente se existir amor de verdade e se você acreditar que a relação pode ser refeita de verdade. Não fique com a pessoa por um estado de carência, insegurança ou por causa dos filhos.

Além disso, você ainda pode perdoar, mas escolher não ficar mais com a pessoa. Isso depende de cada um e do sentimento que traz no coração.

Frases e mensagens de traição

Uma grande frase diz que” o mais duro de uma traição é que ela nunca vem de um inimigo”. Isso porque dos inimigos nós já esperamos e não consideramos uma traição. No entanto, uma traição de verdade só vem daqueles que gostamos profundamente. veja algumas frases sobre traição:

“Se alguém trai você uma vez, a culpa é dele. Se trai duas vezes, a culpa é sua.”  Eleanor Roosevelt

“Vivam os meus inimigos! Eles, ao menos, não me podem trair.” Henry de Montherlant

“César declarou… que amava as traições, mas odiava os traidores.” Plutarco

“Das grandes traições iniciam-se as grandes renovações.” Vassili Rozanov

Pergunta dos leitores

O que significa sonhar com traição?

Os sonhos trazem consigo alguns significados. Sonhar com uma traição significa que você não conseguiu atingir o que você esperava. Nada mais é do que um sinal de desperdício de tempo em coisas que talvez não mereçam atenção.

Sonhar com traição ainda pode indicar uma certa falta de segurança no seu relacionamento ou uma dependência emocional da pessoa que traía nos sonhos.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre traição, como identificar, sinais e etc. Aproveite essas informações!